Transformação digital do agronegócio é tema de novo curso da plataforma TIM Tec

Transformação digital do agronegócio é tema de novo curso da plataforma TIM Tec

A revolução digital já chegou no campo, mas nem todos têm dimensão do seu impacto. Desmistificar a ideia de que transformação digital não tem nada a ver com o agronegócio, e mostrar que as novas tecnologias não só são essenciais para o futuro dos negócios rurais como já fazem parte da vida de agricultores e agricultoras é uma das propostas do curso “Conectividade: A transformação digital do Agronegócio”, recém lançado na plataforma TIM Tec(cursos.timtec.com.br), do Instituto TIM.

Voltado a trabalhadores e empresários do agronegócio, estudantes e qualquer pessoa interessada em entender a relação entre o campo e as novas tecnologias, o curso é dividido em três aulas: “Transformação digital”, composta por 15 capítulos; “Internet das Coisas e inteligência artificial”, com 10 capítulos; e “Conectividade no Campo”, com 25 capítulos.

“O curso tem o objetivo de informar sobre essas tecnologias envolvidas na conectividade e trazer para a realidade das pessoas, dar uma clareza em relação ao que acontece, ao que elas já utilizam e ao que elas podem utilizar”, explica a professora Gabriela Vieira Silva, bióloga e engenheira agrônoma, doutora em Agronomia/Fitossanidade e sócia-fundadora da empresa Agribela, que desenvolve tecnologias para o manejo de pragas agrícolas. “Entender as ferramentas disponíveis faz parte da eficiência do processo. É muito importante que todos os envolvidos no agronegócio tenham essa noção de conectividade para saber como aproveitar essas ferramentas da melhor forma possível, tanto a seu favor quanto a favor do campo.”

Mais dedicado a informar do que formar, o curso aborda os aspectos históricos do agronegócio e do uso de tecnologias, as quatro revoluções pelas quais o setor já passou e as mudanças trazidas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, focando na realidade do aluno, que já convive com boa parte dessas ferramentas no seu dia a dia.

“Vou ficar satisfeita se o aluno terminar com mais dúvidas do que entrou, não em relação ao curso e conteúdo, mas em relação ao que ele faz e pode fazer”, brinca Gabriela. “Espero que o curso desperte a vontade do aluno de procurar por novas informações, outros cursos, para entender toda essa revolução e se tornar parte dela.”

O curso “Conectividade: A transformação digital do Agronegócio” é gratuito, como todos os demais conteúdos da plataforma TIM Tec. Não há pré-requisitos. Para assistir às aulas, basta ter acesso à internet.