No Dia Nacional da Música e dos Músicos, a Bateria do Instituto TIM mostra que música também é inclusão

No Dia Nacional da Música e dos Músicos, a Bateria do Instituto TIM mostra que música também é inclusão

Em comemoração ao Dia Nacional da Música e dos Músicos, celebrado em 22 de novembro, o Instituto TIM destaca uma de suas iniciativas mais inspiradoras: a “Bateria do Instituto TIM”. Nesta data especial, é fundamental reconhecer a música como uma ferramenta de inclusão e transformação. Ao longo de sua trajetória, a iniciativa tem sido uma fonte de inspiração para aqueles que a acompanham, evidenciando o poder da música como uma ferramenta de expressão, superação e união.

Desde 2010, a iniciativa é liderada por Mestre Mangueirinha, renomado integrante da Unidos de Vila Isabel, e pelo músico e compositor Rubens Kurin. Atualmente sediada no Rio de Janeiro, a Bateria utiliza métodos pedagógicos que integram e tornam a prática musical acessível a cada um dos aprendizes. Além disso, o projeto destaca-se como uma tecnologia social de impacto, apresentando soluções replicáveis e adaptáveis em diferentes contextos.

“Aprendemos muito mais com cada aluno do que ensinamos. São aprendizados que levamos para nossas vidas e que nos trazem um novo olhar como profissional e ser humano”, declara Mestre Mangueirinha.

A Bateria do Instituto TIM não é apenas um grupo musical, é um coletivo comprometido com a integração e a diversidade, unindo cerca de 60 participantes, entre crianças, jovens e adultos do Rio de Janeiro, com e sem deficiência. Guiados por mestres de bateria, músicos, monitores, professores de canto, expressão musical e intérpretes de Libras, os integrantes do projeto mergulham em uma jornada de educação musical contínua.

“Na Bateria do Instituto TIM, o acesso democrático a uma educação musical verdadeiramente inclusiva possibilita que os participantes transcendam as limitações que a sociedade impõe. Este Dia da Música é uma celebração não apenas da arte em si, mas de tudo que a música pode proporcionar”, ressalta Anna Carolina Meireles, Gerente Sênior de Responsabilidade Social Corporativa da TIM.

A Bateria do Instituto TIM é um testemunho do poder transformador da música, um projeto que continua tocando vidas e abrindo caminhos musicais para todos os participantes, ajudando-os a alcançar seu pleno potencial.