Participantes do curso “Educação Exponencial” são aprovados em Ciência da Computação

Participantes do curso “Educação Exponencial” são aprovados em Ciência da Computação

O sonho de atuar na área de Tecnologia da Informação (TI) se tornou realidade para dois ex-alunos do curso “Educação Exponencial”, iniciativa da ONG One by One em parceria com o Instituto TIM. Cristian Alves e Leonardo Rener Gonçalves do Nascimento foram aprovados, respectivamente, nas universidades UERJ e UFRRJ para cursarem Ciência da Computação. O programa busca potencializar a inserção desses jovens no mercado de trabalho estimulando habilidades de empreendedorismo, STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e aprendizado autônomo.

O curso teve um impacto emocionante na vida dos estudantes. Escolher qual carreira seguir é muito desafiador. Para facilitar este processo, é fundamental conhecer o máximo de possibilidades profissionais, tanto na teoria quanto na prática e, também, como inspiração. “Com o curso eu percebi que Computação não é algo de outro mundo, e que tanto agora quanto no futuro o mercado de trabalho estará aberto para pessoas com conhecimentos nessa área”, afirmou Cristian Alves, que conheceu a iniciativa quando foi buscar uma cesta básica para a família e foi convidado pela coordenadora do projeto, Frances Tanure, a participar. Já Leonardo Rener Gonçalves do Nascimento declarou: “A área da tecnologia era um setor que eu já gostava. Porém, não sabia que eu poderia trabalhar com isso. O ‘Educação Exponencial’ me mostrou que eu poderia viver atuando na área de ‘TI’, e fui me encantando cada vez mais por esse mercado de tecnologia”.

Frances Tanure, idealizadora e coordenadora do curso, compartilhou a felicidade da equipe com os resultados dos alunos: “O Cristian é uma pessoa muito dedicada, que traça um objetivo na vida e vai em busca dele. A prova disso é essa conquista linda de entrar na faculdade em uma área que ele descobriu, e está realizando um sonho agora. O Léo entrou na ONG aos 8 anos. Fez vários cursos, incluindo o Educação Exponencial. Virou monitor do curso. A gente está muito feliz com essa conquista dele, é um orgulho enorme”.

A ONG One by One tem o compromisso de proporcionar inclusão social para famílias com crianças com deficiência física, motora ou neurológica e em vulnerabilidade social. Neste sentido, o programa “Educação Exponencial” tem como objetivo desenvolver tanto o aluno quanto a sua família. Durante o curso, os alunos formam grupos e elaboram um aplicativo até chegar ao projeto final. As aulas são interativas e online, em salas criadas no Zoom, e são oferecidos computadores e internet para aqueles que precisam. A divisão de grupos considera a idade e a experiência com tecnologia de cada aluno.

O projeto vem inovando a cada edição na busca por alcançar mais pessoas e, assim, continuar incitando novas possibilidades de futuro. Essencial para o desenvolvimento tanto pessoal como técnico dos participantes, a iniciativa da One by One em parceria com o Instituto TIM impacta positivamente não só a vida dos estudantes, mas também a de suas famílias e da comunidade em que vivem.