Novas competências com cursos online gratuitos

Novas competências com cursos online gratuitos

Com o distanciamento social decretado por governos municipais e estaduais para combater a disseminação da COVID-19, boa parte da vida cotidiana se transferiu para o ambiente virtual. Um bom exemplo é o estudo. E para quem está buscando o desenvolvimento de uma nova competência, a plataforma TIM Tec (cursos.timtec.com.br), do Instituto TIM, possui 30 cursos online e gratuitos que ampliam a formação de profissionais de diversas áreas.

TIM Tec é a primeira plataforma do estilo MOOC (massive open online courses) desenvolvida em software livre inteiramente no Brasil. Qualquer pessoa pode se inscrever e fazer os cursos sem custo, desde que esteja conectada à internet. Alguns conteúdos são recomendados para quem tem conhecimento prévio em determinado assunto, mas todos podem ser acessados livremente. Os estudantes contam com um fórum, onde podem interagir e trocar experiências com colegas, e indicações de materiais didáticos adicionais.

Os cursos estão divididos em 8 áreas do conhecimento. Confira a lista a seguir e clique nos links para acessá-los:

 

Para quem está abrindo ou quer abrir seu próprio negócio

Desenvolvidos a partir de uma orientação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, os cursos integram a formação inicial e continuada para a qualificação profissional em Empreendedorismo.

 

Para escrever melhor

O curso ensina conceitos e elementos que contribuem para que o aluno aprenda a escrever bem, apresentando suas ideias de maneira clara e organizada – um requisito importante para qualquer tipo de profissional.

 

Para professores

Os cursos contribuem para que professores conheçam novos recursos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem em relação a temas como ensino de ciências no Ensino Fundamental I, plataformas de cursos online e produção de videoaulas.

 

Para quem trabalha ou quer entrar no mercado de games

Os cursos oferecem ao estudante conhecimentos aplicáveis no desenvolvimento de jogos para vários dispositivos e com diversas finalidades, como entretenimento, educação, treinamento, propaganda etc.

 

Para quem trabalha ou quer entrar no mercado de e-books

Os cursos desta trilha contribuem para que o estudante adquira habilidades necessárias para disponibilizar conteúdos editoriais em formatos e plataformas digitais, construindo livros digitais e aplicativos Web para celulares e tablets.

 

Para quem trabalha ou quer trabalhar com programação mobile

Os cursos desta trilha contribuem para que o aluno se torne desenvolvedor de aplicações para dispositivos móveis, um perfil bastante procurado no mercado de trabalho.

 

Para quem trabalha ou quer trabalhar com desenvolvimento web

Estes cursos ensinam teorias e elementos que podem ser utilizados na criação de websites funcionais e responsivos, desde o projeto de arquitetura da informação, passando pela criação de interface e finalizando com técnicas de desenvolvimento avançadas.

 

Para quem trabalha ou quer trabalhar com desenvolvimento de software

Os cursos desta trilha abordam metodologias, ferramentas e conceitos de desenvolvimento de software que podem ser aproveitados por profissionais e estudantes interessados em produzir conteúdo e sistemas para a Web.