Bateria do Instituto TIM abre show de Gilberto Gil

Bateria do Instituto TIM abre show de Gilberto Gil

A Bateria do Instituto TIM fez uma apresentação emocionante no festival TIM Music Noites Cariocas, no morro da Urca (RJ), no último dia 24. O grupo abriu o show do grande Gilberto Gil, que também contou com a participação da Ministra da Cultura Margareth Menezes. Com músicas do artista em seu repertório, a Bateria envolveu o público convidando todos os presentes a dançar e cantar junto com eles.

Há mais de uma década, Mestre Mangueirinha e o coordenador Rubens Kurin estão à frente da Bateria do Instituto TIM realizando um trabalho de inclusão e de amor à música por meio de aulas gratuitas de percussão no Centro da Música Carioca Artur da Távola. Ao longo desse tempo, mais de 580 crianças, jovens e adultos, entre eles pessoas com deficiência, passaram pelo programa que inclui aulas de canto e expressão corporal.

A apresentação musical da Bateria contou com marchinhas de carnaval, músicas populares e canções do ilustre artista que tocou em seguida – e que é referência para o grupo – ninguém menos que Gilberto Gil.

“Eu costumo falar que a gente viaja em um trem, e hoje esse trem sai da Tijuca e vai até o Pão de Açúcar. Depois que todas as pessoas estiverem confortáveis dentro desse trem, começa a nossa grande viagem. Cada vagão vai levando um ritmo. A gente já tinha no nosso repertório algumas músicas do Gilberto Gil, e aí é a nossa coroação poder abrir o show do nosso grande mestre, músico, compositor, que para nós é um rei. Hoje vai ser só alegria”, declarou Mangueirinha horas antes de subir ao palco.

A Bateria do Instituto TIM segue ensinando música de forma inclusiva e levando alegria em apresentações musicais pela cidade. Ao mostrar o poder da música em transformar vidas e promover a inclusão social, o grupo destaca a importância da diversidade e da inclusão para uma sociedade mais justa e democrática.