Impactos da pandemia: Bolsas Instituto TIM-OBMEP ajudam universitários a permanecer nas universidades

Impactos da pandemia: Bolsas Instituto TIM-OBMEP ajudam universitários a permanecer nas universidades

Conseguir entrar em uma boa universidade é o sonho de muitos jovens, e permanecer nelas é um grande desafio. Imagine realizar esse sonho e ter que enfrentar a maior adversidade dos últimos tempos: a disseminação devastadora do novo coronavírus. A pandemia de Covid-19 impactou todos os setores da sociedade. O Brasil ainda se recupera, e a Educação sofre as consequências de um longo período sem aulas e de ensino a distância improvisado.

“A pandemia, e a mudança para o sistema de aulas online, foi um período muito desafiador, pois eu usava muito a estrutura da universidade. Outro ponto negativo foi a desmotivação por não ter muito contato com os outros alunos e professores”, relata Daniel Silva, estudante de Ciência da Computação na USP, e bolsista do Instituto TIM em parceria com a OBMEP.

A adaptação ao ensino virtual distanciou os alunos do ambiente em que estavam acostumados a se relacionar entre si e dificultou a assimilação dos conteúdos. Além disso, a pandemia de Covid-19 deixou uma trilha de devastação econômica pelo mundo, aumentando os preços de muitos bens essenciais e impactando negativamente a pobreza e a desigualdade global. De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial divulgada em 2021, a crise econômica gerada pela pandemia resultou no aumento da pobreza global pela primeira vez em uma geração. Os efeitos desproporcionais da pandemia sobre as populações mais vulneráveis levaram a um aumento dramático da desigualdade tanto entre países como dentro deles.

“A bolsa foi a única forma de subsistência que tive na época, me ajudou na alimentação e também a colocar internet em casa para acompanhar as aulas”, conta Eduardo Silva Feitosa, bolsista Instituto TIM-OBMEP e estudante do curso de Matemática.

Bolsas Instituto TIM-OBMEP

Iniciada em 2015, as Bolsas Instituto TIM-OBMEP são uma modalidade de bolsa de estudo direcionada a medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que estão prestes a ingressar no Ensino Superior.

O programa garante aos universitários participantes não apenas ajuda financeira, mas também acompanhamento de professores – iniciativas que foram fundamentais para que os jovens pudessem manter os estudos no período pandêmico.

“Eu tinha um computador muito velho e que não compilava grande parte dos programas que eu precisava usar na faculdade, mas graças à bolsa TIM-OBMEP eu consegui comprar um novo, que foi essencial nos dois anos de aulas remotas. Quando voltaram as aulas presenciais, a bolsa também foi muito importante para conseguir pagar moradia e despesas básicas”, completa Daniel.

Futuro

A volta às atividades presenciais apresentou uma queda no desempenho dos estudantes, e a retomada tem sido complexa. De acordo com o último Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2020, o contingente de formados teve uma queda de 18,7% em relação a 2019. Para além dos efeitos da pandemia, especialistas atribuem a queda à pouca oferta de auxílio que vise a permanência de estudantes economicamente vulneráveis nas universidades públicas para arcar com despesas de moradia, alimentação e transporte.

“Sou o primeiro da família a entrar na faculdade e meus pais são trabalhadores informais que residem no interior do Maranhão. Portanto, eles não conseguem me ajudar financeiramente. Nesse sentido, a Bolsa TIM-OBMEP tem sido muito importante para a minha permanência na universidade”, conta Daniel, que recebe o auxílio do programa desde 2020.

“A educação mudou minha vida. Foi por causa de uma medalha em uma olimpíada de matemática que várias portas foram abertas para mim, e consegui chegar em uma das melhores universidades do país. Eu quero trabalhar para levar essa oportunidade para ainda mais pessoas”, finaliza Daniel.