Dia Mundial da Criatividade e Inovação: relembre projetos inovadores do AWC

Dia Mundial da Criatividade e Inovação: relembre projetos inovadores do AWC

Amanhã (21 de abril) é celebrado o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação. A data é um reconhecimento da importância destes elementos para o desenvolvimento humano. Ambos, ainda mais quando juntos, têm o potencial de trazer soluções para problemas globais por meio de ideias colocadas em prática. É nesta direção que caminha a iniciativa Academic Working Capital (AWC), que tem como objetivo contribuir para tirar do papel Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da graduação com potencial de se transformarem em soluções que contribuam efetivamente para facilitar a vida das pessoas, potencializando a criação de novos negócios e novas tecnologias. Relembre alguns projetos marcantes que passaram pelo programa.

Substituir animais em testes dermatológicos
Moradora de Cotia, em São Paulo, e mãe de duas filhas, Solange Oliveira cursou Engenharia Biomédica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni). Já no primeiro ano da faculdade, criou uma luva inspirada na pata de lagartixa para pessoas com sequelas de AVC. Ao longo do curso, desenvolveu vários projetos inovadores com a sua criatividade voltada para elaborar soluções que fazem a diferença na vida das pessoas. Neste sentido, teve a ideia de desenvolver uma pele artificial para substituir o uso de animais em testes dermatológicos. O biotecido criado a partir de células humanas retiradas de tecidos descartados de cirurgias plásticas foi batizado de Kypskin e é o carro-chefe da Organa Kypseli, startup de biotecnologia com foco em engenharia de tecidos fundada por Solange, que foi um dos projetos que viraram modelo de negócio por meio do AWC 2020/21.

“Participar do AWC foi equivalente a um mestrado. O programa oferece uma gama de ferramentas muito boas para que a gente realmente entenda e enxergue seu produto de forma diferente, visualizando o problema e a solução. Além disso, conheci muitas pessoas que eu nem imaginava conhecer. Criei uma rede espetacular por conta do AWC”, conta Solange.

Ampliar o acesso à água potável
A baiana Anna Luísa Bezerra participou do AWC em 2018, onde desenvolveu a startup Aqualuz. Graças ao desenvolvimento de sua ideia, em 2019 ela foi a primeira brasileira a conquistar o Prêmio Jovens Campeões da Terra, da ONU. No AWC, Anna Luísa, Lucas Gama Dantas Ayres e Letícia Nunes Bezerra desenvolveram uma solução única no mundo: potabilizar água de maneira simples, com baixo custo e alta durabilidade.

Desenvolvido especialmente para o Semiárido, o dispositivo é de fácil manutenção e higienização, tem vida útil de até 20 anos, pode ser utilizado em cisternas e disponibiliza 28 litros de água por dia, pronta para o consumo.

“O programa abriu portas incríveis, e mesmo depois do término do nosso período de acompanhamento oficial continuamos recebendo muito apoio do AWC e do Instituto TIM. Os resultados de hoje são todos frutos do treinamento e do suporte financeiro que recebemos”, conta Anna Luisa.

Reduzir o desperdício de alimentos
Vale destacar também a criatividade e inovação do projeto Revfood, participante do AWC 2022, que traz uma solução para o desperdício de comida. O produto desenvolvido preserva os alimentos através da aplicação de uma película comestível ultrafina feita a partir de casca de frutas, criando uma barreira que aumenta o tempo de prateleira dos alimentos com baixo custo. A ideia do projeto surgiu durante o estudo na graduação de biomateriais, quando o universitário Jonas Cunha da Silva descobre a área de conhecimento chamada Biomimética, onde o design e a engenharia se encontram, inspirados em soluções da natureza, para criar produtos e processos completamente sustentáveis.

“Na universidade, aprendi sobre o modelo Tríplice Hélice da Inovação, que une governo, universidade e empresa na criação de novos produtos. Ao ver que o Instituto TIM vem realizando o AWC dentro desse conceito, fiquei motivado a transformar a minha ideia em realidade”, relata Jonas, estudante de Engenharia de Bioprocessos na Universidade Federal do Pará. Além dele, a equipe do Revfood é formada por Marcos Meirelles, Giovanna Beatriz e Thayanne Santos.

Sobre o AWC
O Academic Working Capital (AWC) é um programa de educação empreendedora promovido pelo Instituto TIM que apoia estudantes que querem transformar seus TCCs em uma empresa de base tecnológica que tenha como propósito contribuir para solucionar desafios da sociedade. A metodologia do programa inicia com a identificação e validação de um problema, passa pela construção da solução para o desafio levantado – que pode ser um produto ou um serviço – e finaliza com a estruturação de um modelo de negócio que seja sustentável. Para isso, os estudantes participam de workshops, mentorias com especialistas em tecnologia e recebem aporte financeiro para o desenvolvimento do protótipo.