AWC: Projeto participante de 2022 traz solução para o desperdício de alimentos

AWC: Projeto participante de 2022 traz solução para o desperdício de alimentos

Apesar das atuais tecnologias de preservação de alimentos, o Brasil desperdiça cerca de 40% do que planta. Além disso, as soluções de conservação existentes não são sustentáveis, tanto em termos de ciclo de produção quanto financeiramente. Neste contexto, surge o Revfood, um dos projetos participantes do programa, que objetiva preservar os alimentos com uma película comestível ultrafina feita a partir de casca de frutas, criando uma barreira que aumenta o tempo de prateleira com baixo custo.

Ideia para proteção de alimentos
A ideia do projeto surgiu durante o estudo na graduação de biomateriais, quando o universitário Jonas Cunha da Silva descobre a área de conhecimento chamada Biomimética, onde o design e a engenharia se encontram, inspirados em soluções da natureza, para criar produtos e processos completamente sustentáveis. “Depois de estudar sobre a formação e fabricação de bioplásticos comestíveis, compartilhei a ideia de usar um produto comestível para proteger alimentos, e eles, que trabalhavam com extração de componentes de casca de frutas, me ajudaram a desenvolver melhor a ideia”, conta Jonas que explica que a produção da película é feita da extração de alguns componentes de cascas de frutas. Além dele, a equipe do Revfood é formada por Marcos Meirelles, Giovanna Beatriz e Thayanne Santos.

Jornada no AWC
O AWC vem cumprindo um papel imprescindível na jornada do projeto e no enfrentamento de desafios, principalmente graças à metodologia aplicada e ao auxílio financeiro. “Os principais desafios enfrentados estavam relacionados com o nosso medo interno de ir buscar os supermercados e não conseguirmos uma boa conversa. Graças à metodologia do AWC, esse problema foi resolvido. O segundo maior problema foi o custo de toda a pesquisa para desenvolver esse produto, que conseguimos solucionar facilmente por meio do apoio do AWC”.

Futuro do Revfood
O Revfood pode ser aplicado de diversas formas, principalmente por spray e imersão. É uma solução de fácil manuseio e eficiente para aumentar o tempo de prateleira. “Eu imagino o Revfood como um grande parceiro dos maiores supermercados do Brasil, auxiliando empresas a garantirem que um alimento de boa qualidade chegue na mesa das pessoas. Além disso, espero que sejamos referência em segurança alimentar no país, e que graças a nós, o consumo de frutas no país aumente cada vez mais“, projeta Jonas. A equipe agora se prepara para conseguir investimentos para o projeto na Feira de Investimentos AWC 2022 que vai acontecer dia 08 de dezembro, no Cubo Itaú, em São Paulo, uma oportunidade dos estudantes que participam do Academic Working Capital apresentarem seus produtos a uma rede de investidores, aceleradoras, empresas e outros players do empreendedorismo.