Mais uma turma do “Educação Exponencial” apresenta seus apps

Mais uma turma do “Educação Exponencial” apresenta seus apps

Impactando o futuro de diferentes gerações, o programa “Educação Exponencial” está a poucos dias da apresentação final dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. Esta é a última etapa antes da conclusão do curso que forma mais uma turma em dezembro. Alunos de diversas idades foram incentivados a empreender e vislumbrar novos caminhos profissionais no campo tecnológico por meio de encontros virtuais semanais.

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto TIM e a ONG One By One, atuante na inclusão de pessoas com deficiência no Rio de Janeiro. Voltado para crianças, adolescentes e jovens atendidos pela ONG e seus familiares, o programa proporciona aprendizagem sobre tecnologia e empreendedorismo.

“Gostei porque consegui ter mais experiência em como mexer no aparelho de computação, e também saber como divulgar o produto. Isso vai me ajudar a entender com que tipo de público estou trabalhando, além de saber fazer divulgações e criar projetos”, declara Fernanda Vitória, de 14 anos, aluna deste semestre, que participa do desenvolvimento de um aplicativo de músicas voltado ao perfil do usuário.

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS

A turma foi dividida em 8 grupos a partir de um nivelamento inicial que considerou a idade e a experiência com tecnologia que cada aluno possuía. Cada grupo desenvolveu um aplicativo, passando por uma trilha de aprendizagem que inclui estudos de mercado e pesquisa de marca.

“O trabalho final que vamos apresentar é o aplicativo shopity. Sua principal utilidade é indicar músicas conforme o gosto musical da pessoa que está utilizando o app, entre outras coisas. Nosso grupo é formado por 7 membros, com o professor incluído. Cada um deu a sua ideia para, então, debatemos entre nós qual seria a escolhida”, explica Fernanda.

Além deste, foram criados aplicativos de estudo, inclusão, mapeamento de serviços para pessoas com deficiência e de viabilização de construções voltadas à população vulnerável.

ESTÍMULO PARA CONTINUAR

O projeto oferece aprendizados e oportunidades a crianças, jovens e adultos, mas também estimula a criatividade e a vontade de aprender mais. O incentivo ultrapassa as aulas e se concretiza em ações de inclusão. Da turma do primeiro semestre, três alunos que se destacaram viraram monitores de aulas extras no semestre seguinte, três alunas foram encaminhadas para cursos no SENAC, oito participantes foram encaminhados para a aula de inglês, 12 serão encaminhados para o curso de Excel Avançado e outros 12, para o curso de linguagem Python.

“Minha experiência foi muito transformadora, não só no aprendizado de novas ferramentas, mas nas discussões de todo conteúdo que me foi ensinado. O curso me fez sonhar com possibilidades que antes nunca poderia imaginar em outros cursos normais”, relata Rodolfo Soares, de 44 anos, ex-aluno, monitor e supervisor, que participou, em sua formação, do grupo desenvolvedor de um aplicativo de primeiros socorros.

“Comecei como aluno, evoluí para monitor e agora estou como supervisor das aulas extras. Está sendo mais transformador ainda do que ser apenas aluno, porque cada turma é diferente e, com isso, preciso me adaptar a cada uma. Minha experiência como aluno foi apenas entender o pensamento novo que me foi oferecido. Já como monitor eu preciso entender como eu vou transmitir para o aluno”, completa Rodolfo.

CONCLUSÃO DO CURSO

A turma de 2022.2 tem, ao todo, 44 alunos que se formam no dia 7 de dezembro, com a entrega dos certificados. É a segunda turma formada pela parceria entre o Instituto TIM e a Ong One By One.