7 anos promovendo a educação, a ciência e a tecnologia no Brasil

7 anos promovendo a educação, a ciência e a tecnologia no Brasil

Neste mês, o Instituto TIM comemora 7 anos desde a sua fundação, em agosto de 2013. Com uma atuação nacional, suas ações e projetos alcançaram mais de 500 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas. Em todos esses anos, o Instituto TIM seguiu firme no seu propósito de democratizar a ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano no Brasil, seja por meio de iniciativas próprias ou apoiando projetos de organizações que trabalham por esse mesmo objetivo.

Ao longo dessa trajetória, o Instituto TIM criou e adaptou, para a realidade brasileira, metodologias para o ensino de matemática e de ciências do Ensino Fundamental por meio dos projetos O Círculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência – 5 mil professores foram formados, impactando 350 mil estudantes. Para universitários, o Instituto TIM desenvolveu o programa Academic Working Capital, que apoia graduandos que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em empresas de base tecnológica – 50 startups já foram criadas.

Em parceria com prefeituras e órgãos como o UNICEF, o Instituto TIM desenvolveu 6 aplicações tecnológicas especialmente voltadas para a gestão pública em áreas como educação, cultura, zeladoria urbana, coleta de questionários – softwares livres alinhados aos princípios mais avançados de governo aberto e cidades inteligentes.

“Estamos orgulhosos com as realizações dos últimos sete anos e já pensando no futuro. A transformação que trouxemos para a vida de milhares de pessoas nos motiva a seguir em frente, principalmente no momento atual, onde a tecnologia, a ciência e o empreendedorismo se mostram relevantes para o desenvolvimento do país. O foco atual é construir correlações no ecossistema de investimentos sociais, com parcerias que reforcem ainda mais a base sólida do Instituto TIM”, afirma o presidente do Instituto TIM, Mario Girasole.

Saiba mais sobre as metodologias e softwares desenvolvidos pelo Instituto TIM

Além de iniciativas próprias, o Instituto TIM apoia organizações comprometidas com a educação, a ciência e a inovação. Um exemplo são as Bolsas Instituto TIM-OBMEP, realizadas em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que permitem a jovens talentosos de baixa renda se dedicar integralmente ao Ensino Superior. Já a iniciativa Garatéa-ISS leva experimentos científicos de estudantes para o espaço e impulsiona o estudo da ciência espacial nas escolas. O resultado dessas ações são mais de 250 universitários apoiados e 141 experimentos de ciência espacial criados por alunos de todo o Brasil.

Sempre atualizado com o contexto econômico e social do Brasil, neste ano, o Instituto TIM tem dedicado esforços a facilitar a vida das pessoas em meio à pandemia global da COVID-19. As inscrições na plataforma TIM Tec, de cursos online livres e gratuitos, aumentaram 200% no primeiro semestre de 2020 – permitindo a mais de 100 mil brasileiros utilizar o período de isolamento social para melhorar suas habilidades profissionais. A Bateria do Instituto TIM, programa de educação musical para pessoas com e sem deficiência, transferiu seus ensaios para o ambiente virtual. Já a seleção 2020 do programa Academic Working Capital está direcionada a projetos que colaboram para combater os desafios do Brasil pós-pandemia.

Foram 7 anos de uma trajetória rica e repleta de trocas e aprendizados, mas que apenas começou. Os desafios ainda são muitos. O Instituto TIM reafirma o compromisso com a sua missão e, com base em seus princípios, continuará construindo redes e parcerias para realizar e apoiar projetos, estratégias e soluções que contribuem para responder às demandas da sociedade e ajudem a resolver os problemas do futuro.