Instituto TIM é um dos homenageados na 15ª OBMEP

Instituto TIM é um dos homenageados na 15ª OBMEP

O Instituto TIM marcou presença na cerimônia de premiação da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) como um dos homenageados dentre as personalidades que ajudaram a construir a história da olimpíada. O evento aconteceu em Salvador (BA), no dia 7 de novembro, referente ao torneio ocorrido em 2019, mas que não pôde ser comemorado no ano seguinte devido à pandemia.

Voltada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP estimula o estudo da Matemática e identifica jovens talentos da disciplina. Foram mais de 54 mil escolas inscritas nesta edição que premiou 443 estudantes de todo o Brasil.

A solenidade trouxe um momento especial neste ano, um reconhecimento às figuras que impactaram o torneio positivamente ao longo de sua trajetória. Foram homenageadas 16 personalidades, entre elas o Sr. Mário Girasole, presidente do Instituto TIM que foi representado pelo diretor do Instituto TIM, Marcio Couto Lino.

Mario, que esteve ausente na cerimônia por conflito de agenda, não deixou de se emocionar com o reconhecimento: “É com muito orgulho que recebi a homenagem pelo IMPA por termos contribuído com a formação científica de jovens estudantes ganhadores da OBMEP. O maior prêmio é conseguir proporcionar para jovens estudantes um futuro de educação e possibilidades. Matemática é Pensamento. E Pensamento é Liberdade.”

O Instituto TIM é parceiro da OBMEP desde 2015. As iniciativas apoiadas de mais destaque são as bolsas de estudo direcionadas a medalhistas prestes a ingressar no Ensino Superior, além do apoio ao Portal da Matemática. Para esta edição da cerimônia, 40 aparelhos do tipo smartphone (5G) foram doados pelo Instituto TIM e sorteados entre os estudantes premiados.