O município de Curitiba (PR) expandiu sua participação no programa TIM Faz Ciência em 2016. No ano passado, 6.715 alunos e 134 educadores de 46 escolas receberam os materiais do programa. Neste ano, TFC está presente em quase 70% das escolas municipais de Curitiba, a 8ª maior cidade do país. São 136 escolas envolvidas, com um total de, aproximadamente, 250 professores e 15 mil alunos participantes.
Esse aumento se deve ao bom retorno sobre o programa que a Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu dos professores em 2015. Henrique Gomes, que integra a equipe de Ciências do Departamento de Ensino Fundamental da SME, conta que, quando a Secretaria recebeu o material didático de TFC no ano passado, a equipe resolveu entrar em contato com a equipe do programa para implementá-lo de forma piloto, com um número reduzido de escolas e professores. “Deu certo e abrimos para todos os professores do município se inscreverem neste ano”, diz Henrique.
O número de encontros de formação também foi ampliado para oito, com o objetivo de que todas as operações intelectuais pudessem ser aprofundadas nas formações. “O que a Ciência tem de mais interessante é a abordagem da metodologia científica, e TIM Faz Ciência traz isso. As operações são muito bem definidas e amarradas ao mesmo tempo”, afirma Henrique. O último encontro será realizado em 17 de novembro no formato de um colóquio, onde os professores serão convidados a apresentar as atividades realizadas durante o ano.
TFC na Educação Integral
Nas escolas que ofertam educação em tempo integral de Curitiba, os professores estão incorporando as atividades de TFC nas Práticas de Ciência e Tecnologias. Um terço das escolas municipais que ofertam a educação integral estão inscritas no programa neste ano, e os professores contaram com uma formação específica sobre TFC organizada por Kelly Aguiar, da equipe de Educação Integral do Departamento de Ensino Fundamental da SME. “Trabalhei com o Caderno do Estudante, mostrei o material e fiz uma interface entre os conteúdos e metodologias nas Práticas de Ciência e Tecnologias e os de TIM Faz Ciência”, explica.
Kelly também criou um grupo no Whatsapp com os professores da educação integral que participam de TFC, no qual eles compartilham fotos das atividades e contam o que estão fazendo ao longo dos percursos. Ela comenta que os professores estão gostando muito do material didático e das formações dadas pelos professores José Sérgio de Carvalho e Lilian Faversani. “Os professores estão percebendo como o material pode subsidiar atividades em qualquer área, e não só em ciências”, diz ela.