TIM Tec: IFPA lança plataforma MOOC em evento

TIM Tec: IFPA lança plataforma MOOC em evento

Imagem: Mesa de abertura do I e-EAD: Elinilze Teodoro, pró-reitora de Ensino do IFPA; Cláudio Alex Rocha, reitor do IFPA; Manoel Quaresma, diretor do campus Belém do IFPA; e Márcio Wariss, chefe do Departamento de EaD do IFPA/Crédito da foto: Lériton Brito (IFPA)

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) é a mais nova instituição da Rede e-Tec Brasil a lançar sua plataforma de cursos MOOC, desenvolvida a partir do software TIM Tec. O lançamento oficial da plataforma aconteceu durante o I Encontro de Educação a Distância do IFPA (e-EAD), realizado no campus Belém nos dias 28 e 29 de setembro. O evento reuniu cerca de 120 pessoas – entre professores, alunos, técnicos e equipe pedagógica do IFPA e interessados de outras instituições – para discutir e compartilhar experiências, políticas e tecnologias sobre a modalidade EaD nos IFs da região Norte e em outras instituições de ensino.

“Não queríamos só lançar a plataforma e dizer que está no ar. Queríamos lançá-la dentro de um contexto, que é o da institucionalização da educação a distância no Instituto Federal do Pará”, comenta Márcio Wariss, professor e chefe do Departamento de Educação a Distância do IFPA. Márcio explica que o IFPA oferece cursos a distância desde 2008, mas sempre atrelados a programas do Governo Federal. “Estamos partindo agora para uma nova estrutura para oferecer cursos de todos os níveis sem depender somente de programas de fomento do Governo Federal, com nossos próprios esforços. E é aí que entra a plataforma MOOC”, diz.

O I e-EAD contou com a participação de cerca de 120 pessoas nos dois dias de evento. Crédito da foto: Lériton Brito (IFPA)

A plataforma foi divulgada ao longo de todo o evento, especialmente durante o encerramento, quando Márcio falou sobre os planos para o uso da plataforma no IFPA. Além disso, na tarde do dia 29 houve um workshop voltado para cerca de 40 alunos do IFPA para apresentar a plataforma, ajudá-los a fazer o cadastro e mostrar a dinâmica dos cursos. As impressões dos estudantes foram positivas. “Eles gostaram que o formato dos cursos é mais leve, como disseram. É uma plataforma que possibilita um acesso mais prático aos conteúdos”, conta o professor.

Cerca de 40 alunos realizaram um workshop para conhecer e se cadastrar na plataforma MOOC do IFPA. Crédito da foto: Lériton Brito (IFPA)

Atualmente, a plataforma do IFPA disponibiliza os 25 cursos de TIM Tec já publicados, mas a intenção é que os professores produzam seus próprios cursos. Em breve, a instituição irá lançar um edital para a elaboração de cursos MOOC e, até o final do ano, a expectativa é publicar 4 ou 5 cursos em formato piloto. Serão realizadas ações para orientar os professores a produzir cursos nesse formato, e o primeiro passo já foi dado no próprio evento: os professores participaram de um workshop com a cofundadora da startup educacional Mupi Paula Furtado (uma das professoras do curso de TIM Tec MOOC e novas formas de aprendizagem) sobre planejamento, produção e práticas pedagógicas em ambientes digitais.

Paula Furtado, cofundadora da startup educacional Mupi, realizou palestras e um workshop com os professores. Crédito da foto: Lériton Brito (IFPA)

Os cursos da plataforma são abertos a qualquer interessado, mas os estudantes do IFPA poderão receber um certificado de conclusão de curso de formação inicial e continuada. Márcio também vai utilizar o curso UX e UI Design, de TIM Tec, como complemento da disciplina Design de Interação Humano-Computador em uma das turmas do curso presencial de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Dependendo do resultado, a ideia é incentivar os professores a usar os cursos da plataforma em suas disciplinas presenciais. “Não alimentamos uma competição entre cursos presenciais e a distância. Queremos que o MOOC seja visto como uma possibilidade, uma nova alternativa no ensino”, ressalta.