As inscrições para a edição 2018 do programa Academic Working Capital já estão abertas para universitários interessados em transformar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um negócio de base tecnológica. Os candidatos devem fazer uma pré-inscrição no site de AWC (awc.institutotim.org.br/inscreva-se) e, com base nas informações que receberem por e-mail, montar uma proposta e enviá-la até 30/04. Esta é a 4ª edição do programa, que já apoiou 211 estudantes e levou à formação de 13 startups que, juntas, faturam cerca de R$ 1,5 milhão.
Podem se inscrever grupos de qualquer área da graduação, desde que o coordenador da equipe esteja na etapa final do curso e que seu TCC proponha uma solução tecnológica ou de inovação. O programa é direcionado para alunos e alunas de universidades dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Uma novidade da edição de 2018 é que será feita uma única chamada e não duas, como nas edições anteriores. A expectativa é selecionar 30 projetos. “Uma coisa superimportante é a gente ter conseguido estabilizar uma metodologia de trabalho, porque trabalhar com alunos que fazem TCC é diferente de trabalhar com pessoas formadas ou pessoas de mais idade”, conta o professor da Universidade de São Paulo Marcos Barretto, consultor acadêmico de AWC que faz parte do programa desde seu início.
“A gente conseguiu equilibrar, e bem, as várias forças que atuam na vida do jovem formado. É uma coisa muito única do AWC entender essa fase da vida das pessoas. E entender que ainda que o estudante não abra uma empresa, ele vai saber qual é o processo de pensar o negócio, que é parte essencial da formação. Independente do que ele fizer na vida, se vai ser um funcionário ou se vai ter sua própria empresa, permite que ele seja protagonista de novos produtos”, completa Marcos.
Os projetos selecionados receberão orientação técnica e de negócios, além de apoio financeiro. Eles participarão de um workshop online sobre caracterização do negócio (05 e 23/05) e de dois workshops presenciais – um sobre prototipagem (18 e 19/08) e outro sobre consolidação da solução (12 e 13/12). Também haverá três interações online (21/07, 15/09 e 10/11) e acompanhamento durante todo o processo – a 1ª etapa acontece entre maio e julho e foca no design detalhado e a 2ª etapa é realizada entre agosto e novembro e aborda a construção do produto. No final do ciclo, os estudantes exporão suas soluções em uma Feira de Investimentos, marcada para 14/12.
O edital de chamamento para AWC 2018 pode ser consultado aqui.