Imagine monitorar desastres ambientais por meio de um dispositivo ou maximizar o carboidrato da alimentação do gado. Imaginou? Estes são alguns dos projetos elaborados por universitários que participaram da Feira de Investimentos do Academic Working Capital (AWC), programa do Instituto TIM que estimula o empreendedorismo nas universidades. A Feira aconteceu no dia 8 de dezembro, em São Paulo, com a parceria da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e contou com a participação de investidores, universitários e empresários.
“Foi uma experiência única participar da Feira de Investimentos! Transformar o TCC em um produto e apresentar para o mundo foi incrível! Tivemos vários feedbacks e fizemos contatos muito interessantes! Conhecemos histórias de quem já participou das edições anteriores, poder entender e se identificar com a trajetória deles e poder ver possibilidades de futuro despertou na gente uma chama do empreendedor que vai ser difícil apagar.”, conta Clara Gadelha, responsável pelo projeto Amb Alert, que desenvolveu um dispositivo com sensores de umidade para monitoramento de deslizamentos no ambiente inserido.
Ao longo dos últimos seis meses, a sétima edição do AWC ofereceu uma trilha de aprendizagem por meio de mentorias com profissionais renomados das áreas de inovação e empreendedorismo, workshops e apoio financeiro. O foco da iniciativa é que os universitários selecionados pelo programa transformem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em produtos ou serviços de base tecnológica, terminando a graduação já com a possibilidade de iniciar um negócio inovador. O resultado é apresentado em formato de “pitch” na Feira de Investimentos do AWC, onde potenciais investidores-anjo conhecem os projetos dos estudantes.
“O AWC vem, desde 2015, estimulando universitários a pensarem na tecnologia como habilitadora de mudanças importantes na sociedade, além de transformarem a sua inovação em uma oportunidade de carreira. As startups são parte importante do mundo dos negócios no país e o empreendedorismo precisa ser estimulado nos ambientes escolares. Por isso, já apoiamos mais de 400 universitários de todo o Brasil com esse programa, que permitiu a criação de 66 startups”, comenta Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.
Além de expor as startups criadas em 2022, a Feira teve uma programação voltada para o tema de empreendedorismo e inovação contando com mais de 30 participantes na banca de pitch com presenças de renome da área como Márcio Lino, head de ESG da TIM, Marco Poli da ClosedGap, Amanda Graciano da Fisher Venture Builder, Silvia Takey da Caos Focado, Henrick Santana do Cubo Itaú e Tânia Gomes da Ibrawork.