O aplicativo VcSBC e a plataforma ZUP em São Bernardo do Campo (SP) foram lançados oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 15, em uma cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, entre gestores públicos, profissionais da imprensa e sociedade organizada. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, afirmou que o aplicativo é mais um passo no processo de modernização da gestão da cidade.
“É um desafio, uma coragem, uma ousadia dar ao povo o poder de demandar uma melhoria contínua nos serviços da cidade. Será um processo de aprendizagem coletivo para gestores e moradores”, declarou o prefeito. Também participaram do anúncio do lançamento o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, o secretário de Administração e Modernização Administrativa, José Augusto Guarnieri Pereira, o vereador José Cloves, representando a Câmara Municipal, e o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, entre outras autoridades.
A equipe técnica do projeto fez uma demonstração de seu funcionamento. Por meio de VcSBC, que pode ser acessado gratuitamente pelo computador, celular ou tablet, os cidadãos podem enviar fotos e textos solicitando serviços públicos, como poda de árvores, coleta de lixo e reparo de buracos nas ruas, e acompanhar o andamento da solicitação. A equipe técnica recebe esses relatos e os encaminha para as áreas responsáveis. Para os gestores e técnicos da prefeitura, a plataforma ZUP permite ainda criar inventários e acessar e atualizar informações em tempo real durante o trabalho em campo. Já foi realizado um primeiro inventário, coletando dados de 24 mil árvores da cidade para identificar possíveis problemas.
“Hoje temos um produto extremamente importante, pioneiro no Brasil, que vai ajudar em nossa relação com os moradores da cidade. Todas as áreas irão trabalhar para resolver as demandas da população”, disse Secoli. No total, 1164 dispositivos já possuem o aplicativo – apenas dois dias após o lançamento, foram feitos 847 downloads de VcSBC, que estava em teste há quatro semanas. Já foram registradas 1309 solicitações de moradores, com uma média de 50 a 100 relatos diários.
São Bernardo do Campo foi o primeiro município a implementar ZUP, o que representa uma participação muito importante no processo de desenvolvimento da plataforma. Foram quase dois anos de trabalho conjunto, com a dedicação de diversas secretarias, nos quais o município aceitou compartilhar seus processos de gestão urbana. O resultado dessa parceria é uma plataforma genérica o suficiente para atender a diversos municípios, e customizável o suficiente pra atender às especificidades de processo.
“O objetivo do sistema é aumentar a capacidade de gestão e planejamento de gestores públicos e potencializar a participação dos cidadãos nos cuidados da cidade”, explicou Manoel Horacio. ZUP será lançado em mais quatro municípios: Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Florianópolis (SC) e Boa Vista (RR).