O Login Cidadão passará a ser utilizado como o novo sistema de autenticação de usuários nas instalações de Mapas Culturais. Essa ferramenta é um software livre criado pelo governo do Rio Grande do Sul que permite um cadastro único de cada cidadão para os serviços digitais do governo. Assim como já acontece com Cultura RS, instalação de Mapas Culturais no Rio Grande do Sul, as novas instalações serão desenvolvidas com o uso do Login Cidadão para o cadastro, autenticação e login dos agentes culturais. As instalações já existentes serão orientadas a fazer a atualização do software.
A escolha pelo Login Cidadão foi feita coletivamente por representantes de toda a rede ativa de Mapas Culturais no 3º Encontrão Hacker, que aconteceu em maio de 2015 em Fortaleza (CE). O evento foi organizado pelo Instituto TIM e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e promoveu discussões e trocas de experiências sobre o futuro da plataforma, além de marcar o lançamento do Mapa Cultural do Ceará.
Para adaptar o software do Login Cidadão às características e necessidades de Mapas Culturais, foi realizado um encontro entre os dias 24 e 26 de fevereiro em São Paulo (SP) na sede do Hacklab, laboratório de conhecimento parceiro do Instituto TIM no desenvolvimento de Mapas Culturais. O encontro reuniu o analista de sistemas da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) Guilherme Donato, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Login Cidadão; a coordenadora de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo, Renata Beltrão; a equipe de Mapas Culturais; e desenvolvedores que participaram presencialmente e online. A abertura do encontro foi transmitida ao vivo pela internet e pode ser vista neste link.
Os participantes se dedicaram a realizar melhorias e adequações no software para que todas as instalações possam utilizá-lo de forma eficiente. Renata também compartilhou algumas questões referentes ao desenvolvimento da instalação de Mapas Culturais no estado de São Paulo, que será lançada no final de março e estará integrada com o software do Login Cidadão. No primeiro dia da reunião, Guilherme contou que o software já passou por algumas configurações para facilitar a personalização do código por quem quiser utilizá-lo, e que com esse encontro ele deverá evoluir ainda mais.
“Acho a combinação entre o Login Cidadão e Mapas Culturais muito promissora, só tem a melhorar com o tempo. São dois softwares livres e tem uma comunidade bastante interessada no cidadão, em entender bem as pessoas”, afirma. No dia 27, os participantes também visitaram o evento Fullstackers, realizado no escritório do Google e voltado ao desenvolvimento de aplicativos cívicos.