Mapas Culturais na Virada Cultural

Mapas Culturais na Virada Cultural

A programação da 10ª edição da Virada Cultural de São Paulo está integrada à plataforma Mapas Culturais. As atrações e locais do festival de rua – um dos maiores do país – estão inseridos na plataforma com o objetivo de armazenar as informações do evento, como um banco de dados. “O site da Virada puxa as informações do Mapas Culturais para mostrar ao usuário. Serve como uma consulta”, explica um dos coordenadores do projeto, Leonardo Germani. Os dados foram inseridos pela equipe da comunicação da Secretaria de Cultura de São Paulo e podem ser acessados por qualquer internauta.

É a primeira vez que a ferramenta Mapas Culturais (que foi realizada em parceria com a prefeitura de São Paulo) é utilizada por uma aplicação externa – no caso, o site da Virada Cultural. Também é a estreia da plataforma como uma ferramenta ativa de gestão de cultura. Para Leonardo, a integração é um passo importante, já que as informações poderão contribuir para a administração cultural de São Paulo fazer pesquisas e comparações, entre outras atividades.

A integração é feita por meio de API (Application Programming Interface, Interface de Programação de Aplicativos em português), interface que une dados de diferentes aplicativos ou sites. O site da Virada Cultural tem acesso aos dados sobre a programação do evento cadastrados na plataforma, e vice-versa. Ou seja, a integração é recíproca. “As informações estão estruturadas na plataforma e no site. Mapas Culturais servirá de memória de dados, como uma consulta para pesquisa futura”, explica Leonardo.

Atualmente, os responsáveis pela comunicação dos equipamentos culturais da cidade (Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural São Paulo, inicialmente) estão sendo treinados para usarem a plataforma – que no município de São Paulo leva o nome de SP Cultura. A equipe de comunicação da Secretaria de Cultura de São Paulo foi a primeira a receber as instruções e inserir os dados na ferramenta de gestão cultural.

A Virada Cultural é um evento que ocorre na capital paulista anualmente, com o objetivo de integrar todas as vertentes de arte (música, teatro, cinema, arte cibernética, dança, etc.) e reúne apresentações de artistas nacionais e internacionais, em palcos montados em espaços culturais públicos, avenidas e ruas de São Paulo. São 24h ininterruptas de programação. O evento começa às 19h do dia 17 e acaba às 19h de 18 de maio.