Apps de zeladoria urbana pelo mundo

Apps de zeladoria urbana pelo mundo

Assim como ZUP contribui para a realização dos serviços públicos de um município, auxilia gestores públicos a reunir informações sobre eles e incentiva cidadãos a participarem da zeladoria, outras iniciativas semelhantes envolvem a população na manutenção de cidades de vários países. Usando tecnologia digital, esses sistemas gratuitos ajudam os moradores e gestores públicos a obter informações sobre a situação das ruas, as árvores e os serviços de um município.

No estado da Austrália do Sul, na Austrália, o governo criou o app My Local Services. Nele os moradores encontram informações sobre serviços essenciais e podem reportar problemas de suas comunidades. O aplicativo coleta a localização do usuário e envia as informações sobre o local em que ele mora – desde dados sobre eventos e parques até os dias de coleta de lixo.

Em Chicago, um grupo de voluntários criou o aplicativo ClearStreets, que mostra em tempo real se as ruas da cidade estão liberadas da neve no inverno. A ferramenta usa dados de um sistema aberto da prefeitura de Chicago, Plow Tracker, que rastreia os caminhões limpa-neve em tempo real. Com os dados de localização dos caminhões, o aplicativo é capaz de descobrir quais ruas estão sendo liberadas para circulação.

Também nos Estados Unidos, em São Francisco, uma colaboração entre governo, organizações não governamentais, empresários e população resultou no Urban Forest Map. O aplicativo gratuito quantifica, qualifica e classifica as árvores da cidade. Entre outros usos, o banco de dados criado pelo sistema ajuda planejadores urbanos a manejar as árvores em áreas específicas, rastrear e combater doenças e planejar onde as próximas serão plantadas.