Encontro de gestores em Sobral

Encontro de gestores em Sobral

Mais uma reunião com desenvolvedores e gestores públicos de Cultura para implementação do projeto Mapas Culturais foi realizada, desta vez em Sobral (CE), nos dias 23 e 24 de outubro. No município cearense de 200 mil habitantes a plataforma se chamará Sobral Cultura e será implementada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município, com o apoio da Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Coordenadoria da Juventude. Participaram da reunião o prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu), o vice-prefeito, Carlos Hilton Albuquerque Soares, e a secretária de Cultura e Turismo, Eliane Ribeiro, entre outras autoridades.

A equipe de Mapas Culturais apresentou SP Cultura – a plataforma Mapas Culturais que já está em utilização no município de São Paulo. Também foi mostrada a versão para testes da plataforma que será implementada em Sobral. Ela ainda vai ser customizada, mas já contava com dois equipamentos mapeados como demonstração. Durante os dois dias do evento, os gestores de Sobral planejaram juntos a estratégia de uso da ferramenta no município e tiraram dúvidas sobre a utilização da plataforma no dia a dia. Também participaram da formação dois técnicos da área de tecnologia da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, que também implementará Mapas Culturais.

Eliane Ribeiro afirmou que Mapas Culturais vai auxiliar na gestão da cultura no município, que é referência em educação e onde a maioria da população é jovem – 40% dos habitantes têm até 29 anos. O prefeito Veveu Arruda, por sua vez, tirou algumas dúvidas sobre o funcionamento e a aplicação da plataforma.

A próxima fase é de articulação interna sobre quem ficará responsável por realizar cada etapa do projeto no município – que incluirá o cadastramento dos equipamentos culturais e da agenda cultural da cidade na plataforma, e a mobilização dos agentes culturais locais.