Nos dias 15 e 16 de maio aconteceu em Fortaleza (CE) o 3º Encontrão Hacker, realizado pelo Instituto TIM e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com apoio do Instituto Mutirão. O evento reuniu representantes do setor público, coletivos de cultura digital e interessados no tema de todo o país para debater sobre ferramentas, processos e políticas digitais que contribuam com a gestão pública de cidades e estados. Na ocasião, também foi lançada a plataforma Mapa Cultural do Ceará, instalação do software Mapas Culturais no estado.
Após a rodada de apresentações, os participantes realizaram apresentações de cinco minutos de ferramentas e projetos. Na sequência, foram formados quatro grupos de trabalho, divididos pelos temas “Políticas digitais”, “Mapas Culturais”, “Arranjos produtivos digitais” e “Login Cidadão” – este último, um serviço criado pelo governo do Rio Grande do Sul e que deve ser implantado em outros estados, municípios e governo federal, por oferecer um cadastro único para os cidadãos acessarem todos os serviços digitais do governo.
Este foi o segundo encontro aberto para discussões e construção coletiva de Mapas Culturais. O primeiro aconteceu em 2013 para a criação da ferramenta. O encontro deste ano foi marcado pela troca de experiências e discussões sobre o futuro da plataforma com a participação dos quatro municípios (São Paulo, Sobral, Blumenau e São José dos Campos) e dois estados (Rio Grande do Sul e Ceará) que adotaram o sistema, e dos dois municípios (Santo André e Santos) e um estado (São Paulo) em que a ferramenta está em fase de implantação. É um passo fundamental para que essa rede possa estabelecer e realizar a governança do sistema de forma distribuída, autônoma e colaborativa.
O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento da plataforma Mapa Cultural do Ceará, que reúne dados de agentes, atividades e locais relacionados à cultura no estado. O sistema é atualizado por agentes públicos e culturais, fazendo um mapeamento da área da cultura no Ceará e informando a população sobre espaços e eventos nas cidades cearenses.
Entre os 60 participantes do encontro, estavam o secretário-adjunto de Cultura do Ceará, Fabiano Piuba; o coordenador-geral de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ricardo Poppi; o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella, além dos representantes do MinC Diego Aguilera, Leonardo Germani e Claudia Schulz; e o presidente da ONG Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, Claudio Prado.