Instituto TIM e MinC firmam parceria

Instituto TIM e MinC firmam parceria

O Instituto TIM oficializou uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC) para dar apoio à utilização do software livre Mapas Culturais pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O acordo foi firmado no dia 17 de novembro em uma reunião em Brasília (DF) entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o gestor geral do Instituto TIM, Mario Girasole, e representantes do MinC e do Instituto TIM.

O SNIIC, que reúne dados e informações de objetos culturais de todo o país, passou a adotar o software desenvolvido pelo Instituto TIM em outubro deste ano. A base de dados do SNIIC agora está disponível junto com os dados da Rede Cultura Viva na plataforma Mapa da Cultura (instalação de Mapas Culturais), que ainda irá integrar outros sistemas do MinC. “O Brasil ganha com a possibilidade de ter dados mais precisos e um mapeamento do universo cultural brasileiro, ou seja, das atividades, grupos, manifestações e equipamentos culturais. Essa possibilidade, à medida que for se desenvolvendo, facilitará a ação dos grupos culturais”, afirmou o ministro.

O apoio do Instituto TIM será dado por meio de suporte técnico no desenvolvimento e melhorias na plataforma e da capacitação de gestores do MinC. O objetivo é que esses gestores também ofereçam suporte e capacitação a estados e municípios que queiram implementar Mapas Culturais. No próximo ano, a intenção é que os dados da plataforma nacional sejam integrados aos dados das plataformas estaduais e municipais que adotarem o software, aprimorando a gestão de indicadores culturais em âmbito nacional e o monitoramento do Plano Nacional de Cultura.

“Mapas Culturais aproxima a tecnologia da gestão pública, fomentando o desenvolvimento de novas políticas e, principalmente, colaborando com a disseminação de iniciativas culturais em todo o país”, declarou Mario Girasole. Além do MinC, seis municípios e três estados já implementaram o software gratuitamente: São Paulo (SP), Sobral (CE), Blumenau (SC), João Pessoa (PB), São José dos Campos (SP), Santo André (SP), Ceará, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Crédito das fotos: Janine Moraes/MinC (CC BY 2.0)

Crédito das fotos: Janine Moraes/MinC (CC BY 2.0)