Atendimento mais rápido com VcSBC

Atendimento mais rápido com VcSBC

O processo de solicitação de serviços de zeladoria urbana em São Bernardo do Campo (SP) ficou mais dinâmico e ágil após a implementação de VcSBC, instalação de ZUP no município. Desde o lançamento do aplicativo, em 15 de junho de 2015, até o mês de julho deste ano, já foram realizadas mais de 28 mil solicitações de 114 categorias de serviços – os mais solicitados são tapar buracos em vias, podar galhos em áreas públicas e realizar análise prévia para licença de ambulante. Considerando o período de dezembro de 2014 a julho de 2016, a média de aumento mensal das requisições nas categorias abrangidas pelo sistema é de 68,8%.

O secretário adjunto de Serviços Urbanos do município, Flávio Souto Casarini Junior, comenta que VcSBC se consolidou entre a população. A maioria das requisições (41,7%) atualmente é realizada via aplicativo ou pela versão online. “Ter um aplicativo que permite portabilidade, georreferenciamento e foto é o diferencial. O aplicativo agiliza e encoraja o munícipe a fazer uma solicitação. É a ferramenta mais prática, rápida e efetivadora que temos disponível para os munícipes”, afirma Flávio. As solicitações feitas por telefone e presencialmente também são registradas no sistema, unificando os dados em uma única ferramenta. Desde que entrou em operação, VcSBC acumula mais de 20 mil usuários cadastrados.

Segundo o secretário adjunto, a redução do tempo entre a realização da solicitação e a sua chegada ao órgão responsável é o principal ganho para os moradores. Se antes esse processo durava entre três e quatro dias, agora leva apenas um. Além disso, os usuários podem acompanhar o status da solicitação pelo próprio aplicativo. “Nossa relação com o cidadão fica melhor. O cidadão quer ser atendido e informado, e o sistema corresponde a essas duas questões.” Para as equipes das secretarias e dos órgãos municipais que utilizam VcSBC, houve uma melhora no andamento e na velocidade dos atendimentos. “Temos uma melhor sistematização das operações e programação dos serviços”, diz Flávio.

Devido ao aumento das solicitações, as equipes também serão orientadas a melhorar a logística dos atendimentos. “Era algo que nós já esperávamos. Vamos preparar mais a ponta porque a entrada está mais dinamizada”, explica. A expectativa é que a porcentagem de uso do aplicativo seja cada vez maior, melhorando o fluxo de atendimento da Rede Fácil, a central de atendimento ao cidadão do município. “Quanto mais centralizar no VcSBC, melhor. Até para o nosso planejamento interno, já que conseguimos ter acesso às demandas por meio de uma só ferramenta.” Mesmo que muitos processos ainda precisem ser feitos diretamente na Rede Fácil, como os que dependem de entrega de documentação, xxx Flávio espera que mais serviços sejam direcionados ao sistema.

VcSBC foi um dos vencedores do prêmio Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) às melhores e mais inovadoras práticas de gestão pública em governos municipais e estaduais da América Latina e do Caribe. “Nossa parceria com o Instituto TIM para lançar essa ferramenta levou muitos meses de discussão e trabalho, muitas pessoas foram envolvidas e se dedicaram. E por mais que tenha pouco tempo de operação, esse prêmio é merecido pelo tempo de dedicação e preparo para o lançamento e pelo resultado que deu quando foi lançado”, ressalta Flávio.