O programa Academic Working Capital terá uma grande novidade neste ano: estudantes de oito Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) poderão se inscrever na 2ª chamada para participar do programa. Além disso, a equipe de AWC oferecerá uma formação sobre empreendedorismo científico e inovação a professores das oito Etecs e de duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Cerca de 30 diretores e professores das instituições se reuniram em 17 de fevereiro na Administração Central do Centro Paula Souza – parceiro do Instituto TIM nesta iniciativa –, em São Paulo (SP), para conhecer AWC e o trabalho que será realizado.
O professor G. Monteiro, coordenador de Projetos do Departamento de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza, abriu o evento falando de competências empreendedoras que podem ser um diferencial para manter o aluno no mercado de trabalho. Segundo o professor, a parceria com AWC vem de encontro a uma mudança de metodologia de ensino e aprendizagem pela qual as Etecs estão passando. Competências empreendedoras como planejamento, iniciativa, criatividade, trabalho em equipe, entre outras, passarão a estar presentes no currículo das Etecs para preparar os estudantes para as exigências da vida profissional.
“Esse projeto vem complementar a nossa política de formação do aluno para o mercado de trabalho, aproximando o aluno do mercado de trabalho com novas metodologias de ensino e colaborando, também, com a formação do professor”, afirmou. O professor comentou que o apoio financeiro oferecido por AWC será essencial para que os estudantes possam aprimorar os projetos que já realizam durante os semestres. “Com esse investimento que os alunos vão ter, eles podem desenvolver um projeto que atende às demandas do mercado”, disse.
Os coordenadores de AWC Marcos Barretto, professor da Universidade de São Paulo (USP), e Diogo Dutra, engenheiro mecatrônico, apresentaram o Instituto TIM e o programa e explicaram como será desenvolvido o trabalho com professores e alunos das Etecs e Fatecs. No primeiro semestre, os professores participantes formarão grupos para criar um produto de base tecnológica e preparar um projeto de acordo com as exigências do Edital de Chamamento. “Nós estamos propondo que os grupos de professores experimentem o processo, vivam o processo. É um convite para vocês entrarem de cabeça e se comportarem como os alunos”, disse Marcos.
Entre abril e julho, os professores participarão de quatro encontros de formação e também dos workshops online e presencial de AWC. Além de ampliar o conhecimento dos professores em empreendedorismo e modelagem de negócios, o objetivo é contribuir para que eles se tornem mentores dos estudantes no desenvolvimento de produtos de base tecnológica. Por isso, no segundo semestre, eles serão convidados a acompanhar as mentorias, workshops e a Feira de Investimentos de AWC. “A mentoria não se trata de dar respostas, trata-se de fazer perguntas. Reposicionar nossa cabeça para sair do papel de professor e entrar no papel de mentor é parte do que vamos trabalhar com vocês nessa etapa”, explicou Marcos.
Já os alunos do Ensino Médio Técnico das Etecs passarão pelo mesmo processo de trabalho que os grupos de universitários (incluindo estudantes de Fatecs) já realizam em AWC. 10 grupos das Etecs participantes serão selecionados na 2ª chamada do programa, que estará aberta entre 1º de março e 13 de abril. No final do evento, os diretores e professores tiraram dúvidas e conversaram com a equipe de AWC.