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O Instituto TIM, em parceria com o Centro Paula Souza, promoveu a primeira formação de Academic Working Capital para professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec). O objetivo das formações é ampliar o conhecimento dos professores em empreendedorismo e modelagem de negócios e contribuir para que eles se tornem mentores dos estudantes no desenvolvimento de produtos de base tecnológica. Cerca de 20 professores de sete Etecs e uma Fatec participaram da formação, realizada no dia 10 de abril na Administração Central do Centro Paula Souza.

Marcos Barretto, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador acadêmico de AWC, explicou que durante o período de formação os professores vão realizar as mesmas atividades que os estudantes fazem em AWC para testar o problema. “É importante que vocês entendam o processo como um todo, porque se a gente não fizer, não vai saber como é”, disse. As primeiras três formações, que serão realizadas de abril a junho, abordarão diferentes aspectos do teste do problema. A quarta formação, em julho, discutirá o papel do mentor. Até o final do ano, os professores ainda serão convidados a enviar materiais e interagir online, além de acompanhar as mentorias, workshops e a Feira de Investimento de AWC com os alunos.

O engenheiro mecatrônico e coordenador de conteúdo de AWC, Diogo Dutra, abordou as definições de empreendedorismo científico e startup e apresentou as ferramentas usadas por empreendedores para testar hipóteses e definir requisitos do projeto. Antes da formação, os professores de cada instituição elaboraram propostas nos moldes do regulamento de AWC de produtos de base tecnológica que irão utilizar como exemplo nas atividades – eles não precisarão construí-los para a formação. A primeira tarefa proposta por Diogo foi que os grupos preenchessem slides com as propostas de valor e os segmentos de clientes de seus produtos.

Divididos em duas salas, os grupos tiveram três minutos cada para apresentar seus produtos e os slides criados. Durante a apresentação, os outros grupos puderam fazer comentários por meio da plataforma Slack. Os feedbacks presenciais foram dados por Marcos e Diogo com a participação de Raul Javalis e Larissa Maçãs, sócios da consultoria The New Ventures Group. Ambos têm experiência de trabalho com startups e inovação e contribuirão em todas as formações para professores de Etecs e Fatecs.

Diogo contou como é a dinâmica de uso das ferramentas com os participantes de AWC e mostrou como são estruturados o Value Propostion Canvas, a Matriz CSD e o primeiro deck de slides que será elaborado pelos grupos. Ele lembrou que mais importante do que as ferramentas em si é o processo contínuo de validação das informações. “Não é sobre a ferramenta, é o ciclo de aprendizagem”, ressaltou. Todas essas ferramentas serão atualizadas pelos professores ao longo das formações.

Assim como os estudantes, os professores também terão que realizar entrevistas com potenciais clientes para validar seus produtos e registrar todas as informações em um deck de entrevistas. “Fazer esse processo economiza trabalho. Tem que fazer isso para evitar que o seu produto não seja útil para ninguém”, recomendou Diogo. O coordenador deu sugestões de como mapear e selecionar contatos, realizar a abordagem e elaborar um questionário. No final do dia, os grupos se dedicaram a atualizar seus slides a partir dos feedbacks, começar a desenvolver o Value Proposition Canvas e a Matriz CSD e pensar em como farão as entrevistas.

Participaram da formação as Etecs Tereza Nunes (São Paulo), Getúlio Vargas (São Paulo), Aristóteles Ferreira (Santos), Júlio de Mesquita (Santo André), Jorge Street (São Caetano do Sul), Bento Quirino (Campinas) e Rosa Perrone Scavone (Itatiba) e a Fatec São Bernardo do Campo.

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