Mais alunos em cursos livres e online no Brasil

Mais alunos em cursos livres e online no Brasil

Os números da educação a distância no Brasil crescem a cada ano. O último Censo EAD Brasil, realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), contabilizou um aumento de mais de 1 milhão de alunos registrados em cursos nessa modalidade em relação a 2014 (veja o relatório analítico do Censo aqui). Recentemente, uma pesquisa conduzida pelo CONECTAí Express (uma iniciativa do IBOPE) mostrou que os cursos livres lideram a preferência dentre os cursos online: do total de entrevistados que já fizeram algum curso online, 56% fizeram cursos livres.

A pesquisa foi realizada em junho de 2017 com 2 mil internautas de todo o país. Deste número, 44% relatou já ter realizado algum curso online – dado mais recorrente entre entrevistados das regiões Norte e Centro-Oeste e das classes A e B. Outro dado interessante é que 35% cursou uma graduação ou pós-graduação pela internet. Confira os tipos de cursos mais mencionados na pesquisa no gráfico a seguir:

A preferência pelos cursos livres também foi registrada no Censo EAD Brasil 2015. Dos cerca de 5 milhões de estudantes de cursos a distância, em torno de 3,9 milhões eram de cursos livres – um aumento de quase 1,1 milhão em comparação a 2014. A maior parte dos cursos livres acessados eram relacionados a iniciação profissional. Segundo a pesquisa do CONECTAí Express, as vantagens mais apontadas dos cursos a distância em relação aos presenciais são a flexibilidade do acesso à educação e a autonomia para que cada aluno organize os horários e locais de estudo de acordo com suas necessidades.

A plataforma TIM Tec faz parte desse contexto, com cursos livres, online e gratuitos voltados à educação profissional e tecnológica. Os usuários se cadastram na plataforma e podem fazer os cursos quando, onde e no ritmo que quiserem. Acesse a plataforma e confira a lista completa de cursos.