Alunos do “Educação Exponencial” desenvolvem empresas fictícias de apps e ampliam habilidades empreendedoras
O curso “Educação Exponencial” está em pleno andamento de sua trilha de aprendizagem, trazendo avanços significativos na formação dos participantes. Com idades variadas, os alunos estão imersos em um ambiente que estimula a criatividade e a colaboração, no qual têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades empreendedoras por meio do uso de ferramentas tecnológicas.
O programa é uma iniciativa da ONG One By One, que conta com o apoio do Instituto TIM. Voltado para os jovens assistidos pela ONG e seus familiares, o curso tem como objetivo capacitar não apenas os alunos, mas também toda a família. O aprendizado adquirido amplia as oportunidades e as áreas em que os alunos podem atuar, como declara a aluna Gabrielle da Silva: “Ao aprender a lidar com computadores, serei capaz de auxiliar minha mãe nos catálogos de venda de roupas e aproveitar tudo que a informática tem a oferecer”.
Nas últimas semanas, os alunos mergulharam no desafio de criar empresas fictícias de desenvolvimento de aplicativos. Entre as ideias criadas, chama a atenção a do grupo “Thunder“, composto por alunos entre 9 e 11 anos, que desenvolveu um aplicativo inovador que oferece suporte técnico para dispositivos móveis e computadores. A plataforma inclui recursos como aluguel de dispositivos em casos de perda ou roubo, direcionamento para assistências técnicas, comparação de orçamentos e venda de produtos relacionados à proteção dos aparelhos.
A turma atual do curso “Educação Exponencial” deu início às suas atividades em março, com o objetivo de preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho em constante evolução. Por meio do uso de metodologias inovadoras, como o Design Thinking, o curso oferece uma abordagem educacional tecnológica mais acessível e lúdica, fornecendo aos participantes as habilidades necessárias para enfrentar as demandas do mercado com confiança. A trilha de aprendizagem é composta por 11 missões abrangentes, que abordam temas como “Criação de empresas e logomarcas”, “Identificação de problemas a serem solucionados”, “Pesquisa com o público-alvo” e “Canvas de negócios”. Essa jornada culmina em uma apresentação final, onde os alunos têm a oportunidade de demonstrar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso.
Thaissa Anselmo Xavier compartilha sua experiência transformadora: “Acho que a experiência de lidar com computadores já foi algo muito impactante. Eu sequer sabia da existência de slides, planilhas, entre outros recursos. Aprendi também a digitar muito mais rápido em um notebook, algo que eu não estava acostumada. Aprendo várias coisas que não sabia que dava para fazer e está sendo uma experiência incrível”.
As atividades da turma deste semestre seguem até julho com a apresentação final dos projetos desenvolvidos. Além disso, os alunos recebem certificados de conclusão de curso e são incentivados a continuar desenvolvendo as suas habilidades tecnológicas.