A 9ª edição do Academic Working Capital (AWC) começou com o primeiro workshop presencial, realizado na sede do Instituto Minerva, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de setembro. Durante o evento, 64 estudantes, das 30 equipes selecionadas, foram desafiados a validar seus problemas de mercado – o chamado “Problem Solution Fit” – em um processo intenso de aprendizagem e desenvolvimento.
Sob a orientação do coordenador acadêmico Marcos Barretto e dos cinco mentores do AWC (Alexandre Machado, Fábio Zoppi, Lucas Moreira, Luciene Andrade e Scarlett D’Ávila), os estudantes exploraram temas fundamentais para sua jornada empreendedora, como empreendedorismo científico, planejamento, protocolo de entrevistas, concorrência e a Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas). O evento também contou com o “The Voice AWC”, um momento em que as equipes apresentaram seus pitchs e interagiram diretamente com os mentores.
Entre os projetos apresentados, destacam-se o BioDynamic Minimum Serum, uma alternativa inovadora para o cultivo de células vivas; o Day Chef, aplicativo que conecta chefs a pessoas em busca de experiências culinárias exclusivas; o Ecomáquinas, uma colhedora de cana-de-açúcar voltada para pequenos agricultores; o Inteligências Naturais, sistema de diagnóstico precoce de retinopatia diabética; e o Sapiência Universal, plataforma de recrutamento voltada para grupos minoritários.
Clique aqui e confira a lista de projetos selecionados para o AWC 2024.
Com uma avaliação de satisfação de 79 NPS, o workshop foi um sucesso, deixando os participantes motivados para os próximos passos do programa, que incluem mais workshops e mentorias ao longo do ano, culminando na Feira de Investimentos, em abril de 2024.
Sobre o AWC
O Academic Working Capital, iniciativa do Instituto TIM, transforma TCCs universitários em startups, oferecendo suporte técnico e empresarial para que os estudantes desenvolvam suas ideias inovadoras e as conectem ao mercado.
Saiba mais sobre o AWC aqui.