No dia 21 de setembro, celebramos o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que nos recorda da importância de promover a inclusão e o empoderamento em nossa sociedade. Neste contexto, é relevante destacar o trabalho realizado na Bateria do Instituto TIM, que desempenha um papel fundamental na jornada de inclusão de crianças e jovens com e sem deficiência no Rio de Janeiro.
A Bateria do Instituto TIM é um projeto comprometido em promover a inclusão social e democratizar o acesso ao ensino de música. O projeto teve início com um foco na educação musical de surdos e, ao longo do tempo, expandiu-se para incluir pessoas com diferentes deficiências. Liderada por Mestre Mangueirinha e Rubens Kurin, a Bateria oferece aulas gratuitas de percussão, expressão corporal e canto, proporcionando oportunidades de aprendizado, ampliação de horizontes e crescimento para todos os participantes, incluindo os profissionais envolvidos.
Mestre Mangueirinha, que está à frente do ensino da Bateria do Instituto TIM desde o início do programa, declara: “Uma das maiores relevâncias da Bateria do Instituto TIM é a troca de informações. Aprendemos muito mais com cada aluno do que ensinamos. São aprendizados que levamos para nossas vidas e que nos trazem um novo olhar como profissional e ser humano.”
Acessibilidade e inclusão
Neste Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, também é importante refletir sobre quais medidas podem ser adotadas para ampliar os acessos a todas as pessoas. A Lei de Inclusão visa garantir que toda a criança tenha recursos de acessibilidade para potencializar ao máximo o seu desenvolvimento e habilidades amenizando as barreiras. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,6 milhões de pessoas com mais de dois anos têm algum tipo de deficiência no país, o que corresponde a 8,9% dos brasileiros que ainda enfrentam desafios significativos, desde o acesso à educação até ao mercado de trabalho.
Com sua metodologia inclusiva, a Bateria do Instituto TIM segue disponibilizando recursos de acessibilidade. A equipe está comprometida em respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno, adaptando métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais. Desde o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) até abordagens como “O Passo” de Lucas Ciavatta, a Bateria utiliza uma variedade de técnicas para tornar a música acessível a todos. Além das aulas, a Bateria forma um grupo musical com os alunos, realizando apresentações públicas. Isso tudo não apenas empodera os participantes, mas também demonstra o poder da música como uma ferramenta eficaz para a integração social.
A história da Bateria do Instituto TIM nos lembra que, juntos, é possível criar um mundo mais inclusivo, celebrando a diversidade que enriquece a sociedade.
Novo ciclo ainda este ano
A Bateria do Instituto TIM retorna ainda este ano. Em breve será divulgada a abertura de inscrições para novos integrantes.