A jornalista Nathalia Santos, que já trabalhou na GloboNews e no programa “Esquenta!”, da Rede Globo, foi eleita madrinha da Bateria do Instituto TIM. A carioca de 24 anos é deficiente visual e bastante envolvida em divulgar a questão da inclusão social. A primeira participação de Nathalia em uma apresentação da Bateria foi no dia 11 de fevereiro, no Pré-Carnaval da Bateria do Instituto TIM. Já no dia 18 de fevereiro, ela recebeu a faixa de madrinha de bateria durante a participação da Bateria no Mini Bloco. Ambos os eventos aconteceram no Rio de Janeiro (RJ).
O Pré-Carnaval da Bateria do Instituto TIM foi realizado no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, onde acontecem os ensaios da Bateria. Os integrantes, conduzidos pelo Mestre Mangueirinha, apresentaram um repertório com sambas e marchinhas tradicionais para um público de aproximadamente 100 pessoas.
A terceira participação da Bateria no Mini Bloco – bloco infantil de Carnaval no bairro da Tijuca – aconteceu na Praça Xavier de Brito e reuniu um público de cerca de 3 mil pessoas. A apresentação da Bateria foi dividida em duas partes de 45 minutos cada. A primeira parte foi composta por canções infantis em ritmo de marchinha, como “Sapo cururu”, “Escravos de Jó” e “Marcha soldado”. Sambas e marchinhas tradicionais marcaram o repertório da segunda parte: “A voz do morro”, “Tristeza”, “Bandeira branca”, “Ó abre alas”, entre outras. Participaram 52 integrantes da Bateria, entre ritmistas, monitores, músicos, um intérprete de Libras e o Mestre Mangueirinha.