Instituto TIM   English

Pesquisadores em ação

Com tablets na mão, 100 jovens bolsistas de 10 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro estão nas ruas para pesquisar e conhecer a realidade de outros jovens dessas mesmas comunidades. A coleta de 6 mil questionários é parte do projeto Agentes da Transformação e é realizada em parceria com o Instituto Pereira Passos, órgão da prefeitura do Rio. Segundo o IPP, iniciativas que permitam conhecer as dinâmicas do processo de pacificação são essenciais para a formulação de políticas públicas e iniciativas privadas nas comunidades.

Além de reunir dados que ajudarão na elaboração de políticas de inclusão social e econômica dos territórios pacificados, o projeto capacita os jovens em pesquisa de campo, trazendo uma alternativa profissional e de inclusão produtiva. Entre as perguntas que estão sendo feitas pelos 100 bolsistas de Agentes da Transformação estão temas relacionados a esporte, cultura, acesso financeiro, empreendedorismo e uso do tempo, limitando a implementação e eficácia de políticas públicas.

As comunidades pacificadas que foram incluídas na pesquisa são Providência (Centro); Prazeres (Santa Teresa); Cidade de Deus (Zona Oeste); São Carlos (Estácio); Tabajaras (Zona Sul); Pavão/Pavãozinho (Zona Sul): Vidigal (Zona Sul); Divinéia (Grajaú); Borel e Formiga (Tijuca). A escolha dos territórios levou em conta sua distribuição territorial e a facilidade de atuação na comunidade com baixos índices de violência e populações reduzidas.

Tags: