Bateria do Instituto TIM no Carnaval

Bateria do Instituto TIM no Carnaval

Seis integrantes da Bateria do Instituto TIM participaram do desfile de Carnaval da Escola de Samba Império da Tijuca, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O desfile aconteceu no dia 2 de março a partir das 21h. A escola de samba foi a primeira do Grupo Especial a entrar na avenida e levou o tema “Batuk”, em referência aos sons da África.

Os participantes da bateria foram convidados pela diretoria da escola de samba após o último encontro entre os músicos da Império da Tijuca e do Instituto TIM, no final de 2013. “É a primeira vez que eles são convidados para participar de um desfile de escola de samba. O mais importante desta oportunidade é aumentar a inclusão social e quebrar preconceitos”, afirma o mestre de bateria da Bateria do Instituto TIM, Mangueirinha. Os convidados não tocaram no dia, apenas desfilaram no carro.

A Bateria do Instituto TIM é composta por 45 jovens com idades entre 9 e 18 anos. A maioria deles é surda, mas também há jovens com cegueira, autismo e déficit cognitivo, e outros que não possuem nenhuma necessidade especial. O projeto é desenvolvido no Rio de Janeiro, onde Mangueirinha, auxiliado por monitores e um intérprete, ensina os jovens a tocarem os instrumentos típicos de uma bateria de escola de samba. A equipe utiliza, entre outras ferramentas, a metodologia “O Passo”, de Lucas Ciaviatto.

O enredo da Império da Tijuca é de autoria do carnavalesco Júnior Pernambucano e falou sobre o batuque – o som e tambores – na música, dança, combates e religião. A história foi contada por 31 alas e 3.300 foliões, e enfatizou as raízes africanas na cultura brasileira. Os jovens entraram na última alegoria, sobre Inclusão Social, junto a outros convidados. A equipe do projeto deu suporte aos integrantes durante todo o trajeto.

Segundo Mangueirinha, a Império da Tijuca havia disponibilizado seis convites para o desfile. “Todo mundo queria participar, ainda mais por ser novidade. Aí, coube a nós escolher alguns”, explica. As crianças foram selecionadas com base na disponibilidade do participante e dos responsáveis, assiduidade e tempo de participação no projeto. Cada um que subiu na avenida está há 2 anos na bateria.