Ensino a distância cresce no Brasil

Ensino a distância cresce no Brasil

O número de estudantes matriculados em cursos na modalidade de ensino a distância vem crescendo no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior do Inep/MEC, o número de matriculados em EaD subiu 12,2% entre 2011 e 2012, enquanto a procura por cursos presenciais cresceu 3,1%. A professora de novas tecnologias da Faculdade Cásper Líbero e integrante do Conselho Consultivo de TIM Tec, Bianca Santana, afirma que a principal motivação do aluno que busca os cursos a distância, segundo tem observado, é a facilidade de acesso.

A mestre em Educação pela USP explica que a principal vantagem é que o estudante pode acompanhar um mesmo curso de diferentes locais (cidades, estados, países). A professora também destaca o método para alunos que moram longe dos grandes centros. “Em lugares mais afastados das metrópoles, você não encontra instituições de ensino que oferecem mais cursos, principalmente na área de tecnologia”, afirma.

Segundo o Censo EAD.BR, em 2011 cerca de 235 mil alunos se matricularam em cursos a distância de tecnologia, e 34 mil em cursos técnicos profissionalizantes. O número é pequeno em parte porque existem poucos cursos EaD voltados ao mercado tecnológico no Brasil – como é o caso de TIM Tec –, e isso implica na falta de profissionais qualificados. “Aumentar a oferta de ensino tecnológico é muito importante para diminuir essa defasagem, principalmente nas áreas de tecnologia, que recebe boa remuneração no mercado de trabalho”, explica.

Para Bianca, a expansão do ensino a distância depende também, entre outros fatores, de iniciativas que apostem mais em recursos educacionais abertos, com licenças flexíveis de direitos autorais. “Plataformas abertas permitem administrar o conteúdo como você bem entender, criar novos conteúdos a partir dos existentes, montar outras aulas para outras pessoas, compartilhar com outras pessoas, dinamizar para aproveitar melhor”, explica.

Na prática, o ensino a distância é uma modalidade que dispensa a interação presencial e na qual, muitas vezes, os cursos são oferecidos por meio online. Entre as plataformas disponíveis está o conceito de Massive Open Online Courses (MOOC), em que o curso é desenhado para permitir o envolvimento de uma quantidade ilimitada de alunos em uma mesma aula. O conteúdo dos cursos de TIM Tec, que utilizam esse conceito, pode ser acessado gratuitamente, sem depender de autorizações, e ser compartilhado com outras pessoas.