Formação de TIM Faz Ciência em SP e RS

Formação de TIM Faz Ciência em SP e RS

Os encontros de formação do Programa TIM Faz Ciência já começaram. Os primeiros aconteceram em São Bernardo do Campo (SP) no dia 24 de abril e em Porto Alegre (RS) nos dias 24 e 26 de abril. Os eventos tinham como objetivo mostrar o programa e os materiais didáticos aos professores participantes, e reuniram 400 educadores dos mais de 2400 inscritos em todo o país. Iniciativa do Instituto TIM, TIM Faz Ciência convida professores e estudantes dos 4º e 5º anos a examinar em sala de aula sete operações intelectuais necessárias para a produção do conhecimento científico: observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar.

O encontro de São Bernardo do Campo foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CENFORPE). A reunião contou com 106 professores, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e a equipe de TIM Faz Ciência. Quem participou assistiu à aula inaugural dada pelo professor José Sérgio Carvalho, livre docente de Filosofia da Educação da Universidade de São Paulo – que também deu as videoaulas que fazem parte dos recursos de TIM Taz Ciência. César Nunes, doutor em Física e especialista em Ensino para a Compreensão e Avaliação Educacional, também participou do encontro: ele mostrou os materiais didáticos e as atividades, e fez alguns exercícios com os professores.

Os educadores de São Bernardo do Campo tiraram dúvidas, compartilharam experiências e retiraram seus kits. “O que mais chamou a atenção dos professores foi o apoio, como vídeos, workshop, Central de Relacionamento e canais de comunicação. Eles ficaram bem empolgados”, afirma Cecília de Oliveira Prado, chefe de Seção de Valorização do Magistério de São Bernardo.

Já nos dois encontros de formação realizados em Porto Alegre, cerca de 300 professores se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Educação e a equipe de TIM Faz Ciência na Câmara de Vereadores da cidade. Eles também receberam o kit com os materiais do projeto, tiraram dúvidas e participaram da formação, que foi ministrada pela pedagoga Lilian Faversani, especialista em Infância, Psicanálise e Educação e em Magistério do Ensino Superior.

Adriana Guedes, diretora pedagógica adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, contou que os professores acharam a reunião positiva e gostaram do conteúdo do material didático e dos vídeos. “Os materiais podem ser usados em todas as áreas, não só para ciências. São atividades que posso fazer em uma aula de português porque vai desenvolver o raciocínio científico a qualquer momento”, afirma.

Para acompanhar e conhecer melhor TIM Faz Ciência, acesse: http://timfazciencia.com.br/