Agentes da Transformação em 2014

Agentes da Transformação em 2014

Agentes da Transformação2 O projeto Agentes da Transformação será realizado em outras 7 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro em 2014 e terá uma diferença: os jovens pesquisadores farão não só a coleta de dados, mas também ficarão responsáveis pela listagem dos domicílios que deverão ser pesquisados. Eles serão capacitados e trabalharão em cima de uma pré-listagem, fornecida pelo Instituto Pereira Passos, órgão da prefeitura do Rio de Janeiro que é parceiro do Instituto TIM neste projeto. Até então, esse processo ficava a cargo de outra instituição; com a mudança, os bolsistas passarão a realizar todas as etapas da pesquisa.

As comunidades que serão pesquisadas neste ano são Batan (Batan), Unidos de Santa Tereza (Fallet/Fogueteiro/Coroa), Salgueiro (Salgueiro), Morro Santa Marta (Santa Marta), Parque Oswaldo Cruz (Manguinhos), Mangueira (Mangueira) e Bairro Ouro Preto (Lins). Os jovens bolsistas são selecionados nas próprias comunidades, 10 em cada uma, e passam por capacitações em pesquisa e coleta de dados, além de aprender a usar o software desenvolvido especialmente para este projeto – Para Pesquisa. Depois da capacitação eles visitam os domicílios listados e entrevistam moradores de 14 a 24 anos, aplicando 3,5 mil questionários.

O objetivo de Agentes da Transformação é conhecer os jovens das comunidades pesquisadas, já que os resultados da coleta de dados contribuirão para a formulação de políticas públicas e iniciativas privadas nas comunidades. Em 2014, o questionário contará com mais perguntas, com o objetivo de aprofundar as respostas. A meta é que os questionários comecem a ser aplicados em agosto.