Instituto TIM   English

00, editadaEntre os novos cursos que serão publicados na plataforma TIM Tec no segundo semestre de 2014 está “Produção de Vídeos Educacionais para Web”, que é voltado para professores e pessoas interessadas em ensinar outras pessoas. O curso está em fase de produção, é dividido em 7 aulas e ensina tópicos importantes para quem quer começar a dar aulas por meio de vídeos caseiros e distribuí-los na internet.

“O que merece destaque no curso são os parâmetros técnicos, porque são eles que vão dar suporte de verdade para a pessoa começar um vídeo”, afirma a professora Catiucia Klug Schneider, que também é professora de design do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Nas aulas, o aluno aprenderá sobre o uso de equipamentos, enquadramento de imagem e produção de roteiro, além da parte teórica, que inclui Teorias de Aprendizagem.

O curso foi baseado em um guia produzido por Catiucia para o Núcleo de Projetos em Tecnologia da Informação (NPTec) do IFSul, a ser publicado online. Entre outros conteúdos, o guia detalha passo a passo como os professores podem melhorar seus vídeos educacionais. “Os professores do IFSul já estão usando as técnicas do guia. A pesquisa começou no meu mestrado [dedicado a vídeos de educação no Youtube] e segue na prática desde 2011”, explica.

Catiucia acompanhou a gravação dos vídeos de TIM Tec e gostou dos resultados. “São temas atuais, são excelentes. Os adolescentes querem saber disso”, garantiu ela. O curso “Produção de Vídeos Educacionais para Web” estará no ar na plataforma a partir de novembro.

Tags: