TFC participa de evento em Petrópolis

TFC participa de evento em Petrópolis

O Instituto TIM, por meio do programa TIM Faz Ciência, participou da abertura da Semana da Educação de Petrópolis (RJ), realizada na manhã do dia 8 de junho na Universidade Católica de Petrópolis. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e promoveu palestras, oficinas, encontros e apresentações culturais. Durante a abertura do evento, o representante do Instituto TIM Luiz Claudio Fortes falou sobre a atuação do Instituto e de TIM Faz Ciência, que envolve 2053 alunos, 68 professores e 30 escolas no município.

A palestra de abertura da Semana da Educação foi realizada pelo doutor em Física Cesar Nunes, um dos responsáveis pela orientação da elaboração dos materiais didáticos do programa. O tema da apresentação foi avaliação formativa, base do trabalho realizado em 2014 com professores bolsistas em TIM Faz Ciência. Cesar explicou como os alunos podem fazer sua autoavaliação usando conceitos que estejam em uma linguagem apropriada para eles. Dessa forma, as crianças conseguem entender o alcance do seu conhecimento. Professores também podem se autoavaliar e ajudar os colegas nesse processo, como aconteceu com os bolsistas do programa no ano passado.

O segundo encontro de formação de 2015 em Petrópolis também aconteceu no primeiro dia do evento. No período da tarde, Cesar se reuniu com os professores participantes do programa para falar sobre a avaliação por rubricas, tipo de avaliação formativa utilizada no material didático. Os professores aproveitaram o encontro para compartilhar dúvidas e sugestões sobre o programa.