Instituto TIM   English

O professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, livre-docente em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP) e autor de textos e aulas do material didático de TIM Faz Ciência, conduziu uma palestra na abertura do II Congresso Compartilhando Saberes. O evento foi organizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, de São Paulo (SP), e realizado em 25 e 26 de setembro no CEU Alvarenga.

O convite para a participação de José Sérgio aconteceu após o 3º encontro de formação de TIM Faz Ciência na DRE Santo Amaro, em 3 de agosto. O professor foi o responsável pela formação, e a equipe da DRE quis compartilhar o conteúdo da apresentação com outros professores da rede. “TIM Faz Ciência criou um vínculo com a DRE Santo Amaro que se solidificou para além do programa”, diz José Sérgio.

A palestra teve algumas adaptações para contemplar todos os professores da rede, e não apenas aqueles que participam de TIM Faz Ciência. O tema foi “A crise na educação contemporânea e a forma escolar”. “O foco da palestra foi a sensação que temos de que a educação passa por um momento de crise, partindo da filosofia do que caracteriza a escola”, explica José Sérgio. O professor fez uma reflexão sobre o papel da escola tanto de transmitir conhecimento quanto de formar indivíduos.

O II Congresso Compartilhando Saberes teve a participação de cerca de 80 educadores, que relataram iniciativas bem-sucedidas em sala de aula. A abertura do evento ainda contou com uma apresentação de Sonia Aparecida Marcon de Barros, diretora regional de Educação de Santo Amaro, e Cícera Batista da Silva, diretora de Orientação Técnico-Pedagógica da DRE Santo Amaro, além de um debate sobre a capoeira.

Tags: