TIM Tec e Setec promovem formação

TIM Tec e Setec promovem formação

Gestores e técnicos de instituições públicas de ensino da Rede e-Tec Brasil e órgãos governamentais participaram de uma formação para a instalação e uso do software TIM Tec. A formação aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), e foi organizada pelo Instituto TIM em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. A partir da instalação da ferramenta, as instituições poderão ter plataformas personalizadas de cursos MOOC (cursos online abertos e massivos), inclusive com a possibilidade de acrescentar nessas instalações os cursos de TIM Tec.

O evento reuniu cerca de 70 pessoas, além de contar com a participação dos representantes da Setec Paulo Vinícius Zanchet Maciel, Cassandra Ribeiro Joye e Renata Simplício Xavier, e do representante do Instituto TIM Fábio Caires. No primeiro dia os participantes acompanharam uma instalação guiada do software, seguida de uma conversa sobre as possibilidades de integração entre a plataforma e o Moodle (plataforma de aprendizagem usada por muitas das instituições). Também foi discutida a ideia de criar uma comunidade de desenvolvimento da plataforma, e muitos se interessaram em contribuir.

O segundo dia começou com uma navegação guiada na plataforma para mostrar as possibilidades e permissões para cada tipo de perfil, com foco no perfil de administrador. “A plataforma MOOC desenvolvida pelo Instituto TIM é uma oportunidade de ampliação dos recursos tecnológicos disponíveis para oferta de cursos na modalidade a distância”, afirmou Márcio Wariss Monteiro, coordenador geral de Educação a Distância do Instituto Federal do Pará (IFPA).

A coordenadora de Tecnologias Educacionais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Carmen Costa, compartilhou a experiência do IFPR com a plataforma criada a partir do software TIM Tec. “Escolhemos essa modalidade de curso aberto para ampliar o acesso a todas as pessoas, independentemente de matrículas”, explicou. A plataforma MOOC do IFPR foi lançada em junho com um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Nossa experiência foi muito rica, pois com esse formato estendemos o curso para todo o Brasil e atingimos mais de 2.300 alunos cadastrados”, disse.

Fábio Flatschart, coordenador de conteúdo e professor de três cursos de TIM Tec, deu orientações sobre como produzir um curso no formato MOOC. O tema da conversa seguinte foram as certificações, e os participantes também deram sugestões sobre a melhor forma de disponibilizá-las. Durante todo o evento eles puderam tirar dúvidas sobre o software TIM Tec, a plataforma, o formato dos cursos, entre outras informações. Cassandra Ribeiro Joye foi a responsável pelo encerramento da formação.