VcSBC é vencedor do Governarte 2015

VcSBC é vencedor do Governarte 2015

O aplicativo VcSBC, de São Bernardo do Campo (SP), foi uma das cinco iniciativas vencedoras do concurso Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O aplicativo é uma instalação da plataforma ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), desenvolvida pelo Instituto TIM, e concorreu com 94 iniciativas de cidades da América Latina e do Caribe.

Em sua terceira edição, o concurso Governarte premiou as melhores e mais inovadoras práticas de gestão pública em governos municipais e estaduais da região. VcSBC conquistou o prêmio na categoria “Cidades e Big Data”, que reconheceu iniciativas que melhoraram a vida das pessoas com o uso de dados em massa.

Lançado em junho de 2015, o aplicativo já possui mais de 8,5 mil cidadãos e cerca de 450 gestores públicos cadastrados; gerou mais de 11,5 mil relatos e solicitações; e é utilizado por 53 secretarias e departamentos da prefeitura municipal. Por meio de VcSBC, também foram mapeadas cerca de 25,6 mil árvores no município, para identificar possíveis problemas.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora obtidos por meio do sistema: utilizamos a tecnologia para obter mais informações sobre a todas as regiões da cidade, dando ao cidadão a possibilidade de contribuir em tempo real com a zeladoria urbana do município, fortalecendo a cidadania”, afirma Tarcisio Secoli, secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo.

Além de VcSBC, também ganhou na categoria “Cidades e Big Data” o programa Fortaleza Inteligente e Mobilidade Urbana, uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza (CE). Já na categoria “Cidades e Registros de Pessoas” houve três vencedores: o sistema Registro Civil Online, de Baruta, na Venezuela; o Plano Nacional para a Erradicação do Sub-registro, de Antigua Guatemala, na Guatemala; e as Brigadas Móveis, de Guayaquil, no Equador. Os representantes das iniciativas vencedoras receberão um troféu e participarão de uma cerimônia de premiação em Washington, DC, nos Estados Unidos, que acontece no primeiro trimestre de 2016.