Novos cursos de TIM Tec em 2016

Novos cursos de TIM Tec em 2016

A plataforma TIM Tec lançou dois novos cursos nesta semana: Desenvolvimento de front-end e Design de interfaces com CSS3. São os primeiros cursos de 2016 – outros cinco serão publicados nos próximos meses. Assim como todos os cursos da plataforma, ambos são gratuitos, no formato MOOC (cursos online abertos massivos) e divididos em aulas, cada uma com capítulos diferentes apresentados em vídeos.

Desenvolvimento de front-end é voltado para quem está iniciando na área de desenvolvimento web, mas já tem noções das linguagens HTML, CSS3 e JavaScript. O curso mostra diversas referências para os alunos, mas o foco do conteúdo é na prática. “A cada aula o aluno constrói uma parte de um site. Ele aprende a usar as linguagens em conjunto para, no final, construir um site que tem um layout simples, mas que reúne todos os conceitos relacionados a front-end”, explica a professora Talita Pagani, especialista em Gerenciamento de Projetos, mestranda em Ciência da Computação e consultora de experiência do usuário (UX).

Segundo Talita, as empresas passaram a contratar profissionais específicos para diferentes setores de TI, como front-end, back-end e design. Por isso a especialização é um diferencial. “O profissional de front-end é muito requisitado, porque trabalha com tecnologias de base para montar um site. Ele também tem que ficar atento a questões de experiência do usuário e desempenho e acessibilidade do site. É um profissional muito valorizado no mercado”, afirma.

Leandro Lima e Dani Guerrato, fundadores do estúdio PopUp Design, são os professores do curso Design de interfaces com CSS3. “O curso é voltado para alguém que já tenha noção de HTML, mas queira aprender sobre design, layout e técnicas de CSS”, diz Dani. “A ideia é que ao final do curso os alunos consigam construir sua própria interface”, completa Leandro. Para que os estudantes possam se aprofundar no assunto, os instrutores também indicam referências e disponibilizam exercícios para baixar e praticar o conteúdo.

Leandro ressalta a importância para web designers e desenvolvedores de estudar os conceitos das duas áreas, que se complementam. “Saber o que é possível fazer tanto com código quanto com design é fundamental para conseguir crescer nesse setor”, diz. Dani recomenda o curso até mesmo para quem não vai seguir a profissão, já que a construção de um site envolve conhecimentos e habilidades que podem ser aproveitados em outras áreas.

Essa foi a primeira experiência dos três como instrutores de um curso MOOC, e todos aprovaram. “Foi uma experiência muito boa e enriquecedora. Pude entender como funciona o MOOC e vi como é um modelo interessante e que permite que pessoas que não têm a oportunidade de pagar um curso possam se especializar”, conta Talita. Leandro e Dani conheciam apenas plataformas estrangeiras, e passaram a indicar os cursos de TIM Tec para quem quer começar na área de tecnologia. “A plataforma tem um conteúdo de boa qualidade e aberto, beneficia toda a comunidade de desenvolvedores. Os professores são ativos no mercado, sabem falar em uma linguagem acessível e fazem parte da comunidade”, diz Dani.

A plataforma TIM Tec conta com 19 cursos publicados e mais de 20 mil alunos cadastrados. Os próximos cursos a serem lançados neste ano são UX e UI Design, Desenvolvimento Web PHP, Desenvolvimento Web com AngularJS, Desenvolvimento Web com Java e Apache Wicket e Boas práticas em desenvolvimento de software.