TIM Tec para formar jovens no Pará

TIM Tec para formar jovens no Pará

Jovens de Santarém (PA) estão participando de formações sobre cultura digital e software livre com a utilização dos cursos de TIM Tec. O Programa Jovens Cordeirxs envolve jovens de 14 a 26 anos com o objetivo de cultivar uma inteligência coletiva e colaborativa que leve à constituição de um polo tecnológico de desenvolvimento de software no município. A iniciativa foi criada em 2012 pelo Coletivo Puraqué, um grupo de ativistas de software livre e acadêmicos que atuam há mais de dez anos nas periferias de cidades do Pará, especialmente em Santarém.

Jader Gama, um dos fundadores do Coletivo, diz que a intenção é que esse polo seja capaz de gerar trabalho e renda para os jovens dos bairros periféricos. “Queremos formar uma geração capaz de impactar nos rumos econômicos, políticos e sociais deste município”, afirma. O Coletivo está utilizando os cursos de TIM Tec nas novas formações do programa, que começaram neste mês com o curso Introdução à criação de sites, de Leonardo Germani. “A nossa meta é que já no primeiro mês de atividades esses jovens consigam prestar serviços de desenvolvimento e personalização de sites, viabilizando a obtenção de recursos financeiros”, explica Gama.

O Coletivo está definindo quais serão os próximos cursos da plataforma TIM Tec que farão parte das trilhas de aprendizado das formações. “Penso que esta é uma iniciativa arrojada e ousada, os cursos são muito interessantes e com certeza estão dando um estímulo maior para a realização do nosso sonho”, diz Gama. Os jovens participantes das formações também gostaram da plataforma e do primeiro curso realizado. “Eles acharam muito válido receber atestados de horas por meio da própria plataforma e começaram a divulgar para outros grupos que se organizam em torno das TICs na região do Baixo Amazonas.”

As formações incluem jovens que já atuam em atividades ligadas a tecnologias da informação e comunicação, como redes de computadores, desenvolvimento web e manutenção de computadores, e outros que não têm experiência na área e que, em sua maioria, cursam o Ensino Médio. Desde 2012, aproximadamente 230 jovens participaram do Programa Jovens Cordeirxs.