Mapas reúne desenvolvedores em SP

Mapas reúne desenvolvedores em SP

Nos dias 21 e 22 de julho foi realizado o II Encontro de Desenvolvedores de Mapas Culturais. O encontro aconteceu em São Paulo (SP) na sede do Hacklab, parceiro do Instituto TIM no desenvolvimento de Mapas Culturais, e reuniu cerca de 30 pessoas – em sua maioria, representantes de Tecnologia da Informação de instituições parceiras do projeto. O objetivo do encontro foi apresentar o código do sistema para que esta rede de parceiros possa administrar, aprimorar e desenvolver aplicações de Mapas Culturais.

Além das equipes de desenvolvimento de Mapas Culturais que atuam pelo Instituto TIM, participaram membros da comunidade de desenvolvimento e técnicos do Ministério da Cultura, do município e do estado de São Paulo, do Ceará, de Belo Horizonte (MG), de Santo André (SP) e de São José dos Campos (SP).

O encontro foi dividido em duas trilhas, que aconteceram simultaneamente. A primeira foi uma trilha de deep hacking, em que foi criada uma instalação experimental de Mapas desde o início para detalhar todas as etapas, aprofundar conceitos e discutir as ferramentas utilizadas no software. Os participantes ainda abordaram os processos de customização e autenticação da plataforma e os técnicos compartilharam particularidades e dúvidas sobre suas instalações.

A segunda trilha teve como foco governança. Foram discutidos os próximos passos para o aprimoramento do código e do projeto e os procedimentos de comunicação e autogestão dos parceiros para que a colaboração possa acontecer. Miguel Castro, formador de Mapas nos municípios e estados parceiros, também participou do encontro e destacou questões relevantes que surgem nas formações.

O encontro integra uma série de ações do projeto com foco no fortalecimento da rede de Mapas Culturais, por meio da criação de espaços para alinhamento teórico, compartilhamento de experiências e relacionamento entre os integrantes da rede.