Curso de TIM Tec explora os MOOCs

Curso de TIM Tec explora os MOOCs

TIM Tec lançou um novo curso para ampliar o conhecimento dos educadores sobre o que são MOOCs (cursos online abertos e massivos). Em MOOC e novas formas de aprendizagem, os professores Paula Furtado, Ana Rute Mendes e Fábio Flatschart apresentam o que caracteriza um MOOC e a relevância desse tipo de curso no cenário educacional atual. Além disso, o curso explora as diversas possibilidades da plataforma TIM Tec tanto para utilização nas aulas quanto para quem quer criar uma plataforma personalizada e disponibilizar seus próprios cursos.

Um dos públicos-alvo do curso são as equipes pedagógicas das instituições que fazem parte da Rede e-Tec Brasil. Por meio de uma parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, as instituições estão sendo orientadas a criar plataformas MOOC personalizadas a partir do software TIM Tec.

De acordo com Francismara Alves de Oliveira Lima, assessora da Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, uma das dificuldades das equipes era entender as diferenças entre as plataformas MOOC e Moodle, que é bastante difundida em instituições de ensino. O curso também aborda essas diferenças e mostra que uma plataforma não substitui a outra. “A ideia do curso é justamente mostrar a flexibilidade da ferramenta, como ela pode ser usada em complementação ao Moodle e como apoio para a gestão pedagógica da própria instituição”, afirma.

Desde seu lançamento, em julho, cerca de 120 pessoas se inscreveram no curso. Francismara espera que esse número aumente ainda mais nos próximos meses, com a difusão do curso entre coordenadores e professores das instituições. Junto com a equipe de TIM Tec, a assessora promoveu uma videoconferência no dia 28 de julho com representantes das instituições para esclarecer dúvidas sobre o curso e a plataforma.

Microempreendedores

Outra iniciativa que deve ampliar a adoção do software TIM Tec na Rede e-Tec Brasil são os novos cursos voltados para microempreendedores, que estão em fase de gravação e serão lançados em 2017. Os cursos Empreendendo com propósito, Empreendendo meu negócio e Desenvolvendo e crescendo meu negócio, com os professores Alan Edelstein, Teco Medina, Reginaldo Silva e Flávia Beckerman, vão oferecer orientações para os trabalhadores que queiram se formalizar como microempreendedores individuais (MEIs) ou para aqueles que pretendem abrir uma micro ou pequena empresa.

“Toda instituição que quiser fazer a utilização desse conteúdo vai ter que ter a instalação da plataforma MOOC por meio de TIM Tec. É uma ação casada de difusão da plataforma, que é uma plataforma excelente para a difusão de conhecimento, e da evangelização do uso da EaD (educação a distância) como parte da instituição”, explica Francismara.

Segundo a assessora, os cursos serão parte integrante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mas a intenção é que eles façam parte da grade curricular das instituições parceiras. “A pretensão da Setec é que as instituições possibilitem que qualquer pessoa que queira ter essa formação, que chamamos de formação inicial e continuada para a qualificação profissional em empreendedorismo, consiga isso, não só pelo Pronatec, mas pela grade institucional”, diz.