Instituto TIM   English

O município de Ubatuba (SP) lançou no dia 27 de setembro sua instalação da plataforma Mapas Culturais, o Mapa Cultural de Ubatuba. A cerimônia de lançamento foi realizada no laboratório de tecnologia da Biblioteca Municipal e teve a participação do presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), Paulo Wladimir Zanin da Motta, e do secretário municipal de Tecnologia da Informação e da Fazenda, Pedro Henrique Ruiz Seno.

O evento também marcou o encerramento dos dois dias de formação de gestores e agentes culturais para o uso do sistema, promovido pelo Instituto TIM em 26 e 27 de setembro. Antes do início da cerimônia, os cerca de 30 convidados – em sua maioria, agentes culturais e membros da equipe da FundArt – tiveram um espaço para se cadastrar na plataforma e tirar dúvidas com o formador de Mapas, Miguel Castro. A instalação do Mapa Cultural de Ubatuba aconteceu de forma autônoma, por iniciativa da FundArt, e foi realizada pela equipe de TI da Prefeitura. O Instituto TIM apoiou a instalação por meio de suporte técnico e formação.

Durante o evento, Paulo Motta, Pedro Seno e a coordenação de Mapas Culturais explicaram como foi desenvolvida a plataforma, seu propósito de uso e a parceria com o Instituto TIM. O secretário reforçou o comprometimento da gestão municipal com o uso de software livre e com a oferta de novas tecnologias da informação para a gestão pública que possibilitem um trabalho mais participativo e eficiente. O presidente da FundArt falou sobre o compromisso com o uso do sistema para a construção de política públicas e manteve a equipe da FundArt à disposição dos agentes culturais para pensar em estratégias de adesão à plataforma e em oficinas de capacitação sob demanda.

Mapas Culturais também está em operação em seis estados, sete cidades e no Distrito Federal. No Ministério da Cultura, o software é utilizado pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Além de Ubatuba, os estados do Tocantins e Mato Grosso e o Distrito Federal realizaram a instalação da plataforma de maneira autônoma.

232   191710

Créditos das fotos: Paulo Zumbi

Tags: