AMUNESC lança instalação de Mapas

AMUNESC lança instalação de Mapas

Da esquerda para a direita: Aldair Carvalho, presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul; Leandro de Souza, responsável técnico de TI da AMUNESC; Cleber Affranio, representante do Instituto TIM; Cristiane Garcia, representante da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Garuva; Eleonora Bahr Pessôa, secretária executiva da AMUNESC; Guilherme Gassenferth, presidente da Fundação Cultural de Joinville; e Elaine Marin, da equipe de Mapas Culturais.

 

No dia 19 de dezembro, a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) realizou o lançamento de AMUNESC Cultural, 21ª instalação do software livre Mapas Culturais. A plataforma reúne informações de eventos, espaços, agentes e projetos culturais dos nove municípios associados à AMUNESC: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

O evento de lançamento aconteceu junto à inauguração do Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, em São Francisco do Sul, e teve a participação de cerca de 40 pessoas. Guilherme Gassenferth, presidente da Fundação Cultural de Joinville e coordenador do Colegiado de Cultura da AMUNESC, e Cleber Affranio, representante do Instituto TIM, foram os responsáveis pela abertura do evento. Em seguida, a equipe de Mapas Culturais fez uma apresentação da plataforma e de suas funcionalidades.

O evento também contou com a presença do prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; e de representantes da AMUNESC e de municípios associados.

Além dos municípios da AMUNESC, a ferramenta Mapas Culturais está em operação nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso e São Paulo, no Distrito Federal e nos municípios de São Paulo (SP), Sobral (CE), Blumenau (SC), São José dos Campos (SP), João Pessoa (PB), Santo André (SP), Belo Horizonte (MG), Ubatuba (SP) e Parnaíba (PI). No Ministério da Cultura, o software é utilizado nas plataformas Cultura Viva, Museus BR, Mapa das Bibliotecas e Mapa da Cultura. E isso é possível, entre outras coisas, graças aos previamente testados, utilizando métodos desenvolvidos com a participação de empresas que produzem jogos Friv online.