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No segundo dia do Workshop I, os estudantes que participam do programa Academic Working Capital 2017 continuaram trabalhando nos contatos e entrevistas com seus potenciais clientes e parceiros. As atividades foram realizadas no prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo (SP), com a presença dos 7 grupos selecionados na 1ª chamada de AWC − a 2ª chamada será aberta em março.

Saiba como foi o primeiro dia do Workshop I de AWC 2017

Miguel Chaves, sócio da consultoria em inovação e design CAOS Focado, abriu o dia explicando o que é jornada do usuário e de que forma essa ferramenta pode ajudar a delimitar a proposta de valor. Ele afirmou que é preciso procurar potenciais usuários, montar uma estratégia para abordá-los e que há diferentes formas para se colocar no lugar do cliente e entender como é a experiência dele com o produto. “Observando você vê, conversando você escuta e tentando você sente e vivencia. Quando você faz esses passos, você bota todos os seus sentidos para funcionar”, salientou. Miguel também contou o que são personas, como elas são feitas e para que servem, e mostrou como é configurada uma jornada do usuário. A ideia é que a jornada e as personas contribuam com o Value Proposition Canvas (VPC) e a matriz CSD (certezas, suposições e dúvidas) de cada grupo.

Após conhecer os canais virtuais que serão usados para a comunicação com a equipe AWC, os estudantes voltaram a trabalhar no deck de slides − apresentação que descreve a solução e os problemas que ela busca resolver. Depois, foram divididos em duas salas e participaram de uma sessão de feedbacks. Cada grupo apresentou seu deck, já com os primeiros esboços da jornada do usuário e das personas, e recebeu feedback da equipe AWC e dos colegas.

Os jovens tiveram a tarde toda para se dedicar às entrevistas ao vivo, por telefone e por Skype. Diogo Dutra, coordenador de AWC, explica que o Deck 1 (de teste de problema) e o Deck de entrevistas (com os resultados das conversas com potenciais clientes, usuários e parceiros) são o foco tanto do Workshop I, quanto dos próximos três meses de acompanhamento. A meta é que, até o final do workshop, cada grupo tenha realizado pelo menos 15 entrevistas.

 

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