Plataforma reúne museus do Brasil

Plataforma reúne museus do Brasil

No ar desde 2015, a plataforma Museus BR, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) a partir do software livre Mapas Culturais, reúne informações sobre museus de todos os estados do Brasil. Nela podem ser encontrados mais de 3700 museus públicos e privados de Artes Visuais, Ciências, História e outras áreas. Além de consultar informações, qualquer pessoa pode colaborar com a plataforma sugerindo a inclusão de outras instituições.

Os dados acumulados em Museus BR estão em constante atualização e são fruto de um trabalho que começou em 2006 com o Cadastro Nacional de Museus. Rose Moreira de Miranda, da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), responsável pela gestão da plataforma, conta que a oportunidade de colocar em um só ambiente online as informações acumuladas ao longo dos últimos anos foi recebida com entusiasmo. “É importante para fazer o acompanhamento das políticas públicas para museus”, diz.

Na plataforma, o usuário pode pesquisar por localização, temática, tipo de museu ou palavra-chave. O resultado da pesquisa pode ser visualizado pelos pontos no mapa ou em lista. Além dos dados básicos, como endereço e contato do museu, a plataforma disponibiliza outras informações de interesse do público, como dias e horários de funcionamento, valor do ingresso, política de gratuidade, acessibilidade e se a instituição possui arquivo e biblioteca.

Qualquer pessoa pode colaborar enviando sugestões de museus a serem inseridos na plataforma. Antes de fazer o cadastro, a equipe faz uma pesquisa para verificar se o local pode ser considerado um museu, levando em conta critérios como preservação de bens culturais e acesso do público.

No início do ano, o registro de museus – obrigatório por lei – passou a ser centralizado na plataforma. Os representantes dos museus que realizam o registro e enviam os documentos solicitados recebem um login para que possam administrar os dados de suas próprias instituições na plataforma, contribuindo para tornar a atualização das informações mais dinâmica.

Em 2017, estão previstas mudanças para promover o uso de Museus BR. O objetivo é disponibilizar todas as informações da plataforma em formato de dados abertos. Além disso, outras pesquisas temáticas realizadas pelo Ibram (além do levantamento de museus brasileiros) passarão a utilizar Museus BR.

Rose Moreira ressalta a importância da plataforma para o acompanhamento das políticas públicas e para o oferecimento de dados que podem ser utilizados por pesquisadores, por estudantes e por qualquer pessoa que queira conhecer uma cidade e descobrir quais são seus museus. “Museus BR oferece à sociedade brasileira uma informação de qualidade, checada e fiável”, diz.