Bibliotecas de todo o Brasil em plataforma

Bibliotecas de todo o Brasil em plataforma

Bibliotecas de todo o Brasil podem ser encontradas no Mapa das Bibliotecas, plataforma colaborativa de mapeamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e uma das quatro instalações do software livre Mapas Culturais realizadas pelo Ministério da Cultura (MinC). Mais de 7 mil bibliotecas estão cadastradas na plataforma, que está no ar desde 2015 e é uma das peças do Cadastro Nacional de Bibliotecas.

As bibliotecas brasileiras são mapeadas desde 1992 pelo SNBP. Com o Mapa das Bibliotecas, agora essas informações estão disponíveis gratuitamente a todos os cidadãos. Na plataforma, o usuário encontra informações como endereço, contato, tipo de biblioteca (como pública ou privada), área (Filosofia, História, entre outras), agenda, instituição à qual a biblioteca é vinculada e dados de acessibilidade (não somente acessibilidade do prédio, mas também do acervo e dos equipamentos).

Além de consultar, qualquer pessoa pode colaborar sugerindo a inclusão de outras bibliotecas. Uma equipe faz a consulta junto à instituição ou ao coordenador do estado responsável para verificar se o local é uma biblioteca em funcionamento. Usuários também podem entrar em contato para acusar uma biblioteca fora de uso ou cadastrada indevidamente.

Vanessa Vieira, que atuou na Coordenação-Geral do SNBP, explica que o foco inicial da plataforma eram as bibliotecas públicas e comunitárias, mas o objetivo é que todos os tipos de bibliotecas existentes no Brasil sejam mapeados. Uma das metas do Plano Nacional de Cultura para 2020 é que todos os municípios do país tenham ao menos uma biblioteca pública. “Esses dados são fundamentais para saber a quantidade de bibliotecas e quantos municípios ainda estão sem biblioteca”, diz.

Vanessa ressalta a importância da contribuição dos gestores de bibliotecas e das coordenações estaduais para que a plataforma seja a mais completa possível. “O objetivo é que os dados estejam disponíveis tanto para o cidadão que quer saber qual é a biblioteca mais próxima quanto para levantamentos e pesquisas de órgãos públicos”, afirma.