Particity é lançada oficialmente em Cascavel

Particity é lançada oficialmente em Cascavel

A plataforma Particity, instalação de ZUP – Zeladoria Urbana Participativa em Cascavel-PR, foi lançada oficialmente no dia 29 de maio, em um evento no auditório da Prefeitura Municipal. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no lançamento, entre funcionários da Prefeitura e das secretarias municipais, imprensa e autoridades. A cerimônia foi conduzida pelo secretário municipal de Comunicação Social, Ivan Zuchi, e contou com a participação do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, do vice-prefeito, Jorge Lange, e dos representantes do Instituto TIM Leandro Guerra e Cleber Affranio.

A abertura foi realizada por Antonio Castanheira, da equipe de ZUP, que explicou o funcionamento da plataforma e tirou dúvidas dos convidados. Em seguida, o prefeito, o vice-prefeito e os representantes do Instituto TIM foram chamados ao palco para falar sobre o lançamento. “Esse aplicativo nos traz a possibilidade de conhecer nossos problemas e dar vazão às soluções daquilo que a Prefeitura tem condições e musculatura financeira e estrutural para fazer”, declarou Paranhos. “Da mesma forma que planejamos a inserção do aplicativo, já criamos toda uma estrutura de recepção dessas demandas e as equipes para resolvê-las.”

Leandro destacou o tempo recorde de implementação de ZUP no município, que começou em fevereiro e incluiu diversos treinamentos da equipe de ZUP para os funcionários da Prefeitura e das secretarias. “Isso demonstra a seriedade da Prefeitura e o engajamento das esquipes para poder disponibilizar esse serviço para o cidadão”. O representante do Instituto TIM disse que ZUP coloca o cidadão no centro do processo de gestão pública e permite que a Prefeitura faça uma análise dos dados, aprimore seu planejamento e dê transparência no processo de resolução das demandas. “Eu diria que é o primeiro passo para uma cidade inteligente.”

Particity pode ser acessada por qualquer cidadão via plataforma web ou aplicativo para Android e iOS. Os munícipes podem criar relatos georreferenciados sobre 170 categorias de serviços, como troca de lâmpadas em postes de iluminação, reparo de buracos nas ruas, poda de árvores, sinalização de vias, entre outras. As solicitações são encaminhadas diretamente às secretarias responsáveis, e o cidadão pode acompanhar o status de sua demanda diretamente pelo sistema. A plataforma já conta com 150 relatos cadastrados.

Os três módulos de ZUP foram utilizados na instalação de Cascavel: ZUP Gestão, ZUP Cidadão e ZUP Técnico. No município, a ferramenta também será usada para demandas relacionadas à Guarda Municipal e ao programa Território Cidadão, que funciona de forma itinerante e oferece diversos serviços à população. Em breve, a Prefeitura irá iniciar o primeiro inventário por meio do sistema, mapeando terrenos baldios na cidade.

Confira neste link a transmissão completa do evento de lançamento de Particity.

ZUP também está em operação em São Bernardo do Campo-SP, Boa Vista-RR e Rio de Janeiro-RJ. A instalação de ZUP em São Bernardo do Campo, VcSBC, foi uma das iniciativas vencedoras do concurso Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Créditos das fotos: Portal do Município de Cascavel/Prefeitura de Cascavel